23 de dezembro de 2024
Goiânia

Na Câmara, Iris diz que organização de feiras em Goiânia terá novo formato

Prefeito de GoiÂnia, Iris Rezende (MDB), prestou contas à Câmara Municipal nesta segunda, 29. (Foto: Diário de Goiás)
Prefeito de GoiÂnia, Iris Rezende (MDB), prestou contas à Câmara Municipal nesta segunda, 29. (Foto: Diário de Goiás)

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), prestou contas aos vereadores da Câmara Municipal de Goiânia nesta segunda-feira (29) e, após um questionamento do vereador Paulo Magalhães (PSD), afirmou que as feiras terão nova organização. Na pergunta, o vereador questionou ao prefeito como ficariam os feirantes enquanto é executada a obra de requalificação da Praça do Trabalhador e continuação da Avenida Leste Oeste.

“Nós temos que entender em primeiro lugar, aquela área da praça rodoviária, ferroviária não existe em função de feira. A feira vem como consequência de espaço que possa ser ocupado para servir ao feirante e aos consumidores. Mas terminada a praça, vou me reunir com vossa excelência, com os vereadores, com os feirantes e estabelecer como elas funcionarão ali. Inclusive eu devo interferir nisso até na Praça Tamandaré. Não vou retirar a feira de lá, mas o feirante terá que transitar no asfalto. A feira terá que ser colocada de tal forma que o comprador venha e também não pise na praça, porque vai estragando. Nós vamos botar ordem nisso”, disse Iris Rezende.

O prefeito também ressaltou que haverá mudanças para os feirantes da Avenida Paranaíba, que deixou as estruturas das barracas no local, mesmo quando a feira não está em funcionamento.

“Aqui na Avenida Paranaíba, eu vou me reunir com o pessoal e estabelecer, aquele espaço todo fica inutilizado sábado, domingo e à noite com aquelas grades para atender os ambulantes, que um dia foram tirados da Avenida Goiás e jogados lá. Agora, chegou para mim um projeto técnico milionário para construir um prédio, eu falei não. Recebi a comissão e falei: “Não, ali é um local que nunca se pode tocar a construir”. Vou me reunir com os feirantes e estabelecer: o feirante que quiser utilizar ali, ele terá que ter sua mesinha, que carregue, suponhamos, no porta-malas do carro, chegará 8h, bota a mesa e sua mercadoria, e assim, com todos. E às 4h todo mundo retirando da praça para que possa ser utilizada pelo povo. Então, eu estou com a disposição, em meu último mandato de prefeito, de botar ordem nessa cidade em tudo. Aí vão me ajudar nas feiras, nos ambulantes, em tudo”.

Além disso, Iris destacou que ainda não “mexeu” com os ambulantes que comercializam diversos produtos na capital devido ao alto número de desemprego. Mas que para continuar esse tipo de trabalho, será necessário fazer mudanças.

“Eu confesso que até agora não retirei milhares de ambulantes das ruas e avenidas, uns vendendo laranja, outros vendendo pano, não mexi com nenhum pelo desemprego que estamos vivendo atualmente em nossa cidade, Estado e país. Mas vou estabelecer ordem. Vou acabar com ambulante? Não. Mas o ambulante terá o local determinado, onde ele poderá realizar o seu trabalho. E para isso estou aventando isso aqui justamente porque vou precisar da Câmara, porque se nós não quisermos contrariar ninguém, a cidade fica sem administração, sem governo”, concluiu. 

{nomultithumb}

Veja vídeo da entrevista coletiva:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F2243094242603993%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Leia mais:


Leia mais sobre: / / / / Goiânia