O governador Marconi Perillo, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, participou na noite desta segunda-feira (5) das solenidades que marcaram o início das atividades acadêmicas da Faculdade da Polícia Militar – FPM – e o lançamento do livro “Histórias dos Colégios Militares do Estado de Goiás”, escrito pelos diretores da instituição, Tenente Coronel Cleber Aparecido Santos, Coronel Waldemar Naves do Amaral e Tenente Coronel Ubiratan Reges de Jesus Júnior.
Planejada desde 2014, a FPM iniciou suas atividades acadêmicas em janeiro deste ano com os cursos de biomedicina, enfermagem e educação física. A Faculdade é mantida pela Fundação Tiradentes, entidade que há mais de 15 anos presta assistência social integral aos policiais militares e aos seus familiares.
A FPM é a primeira instituição de ensino superior particular em âmbito nacional com modelo de gestão militar. Ela inicia suas atividades com 120 alunos, aprovados em vestibular realizado no ano passado.
Na presença de autoridades militares e políticas, o governador e o secretário foram homenageados com a Ordem do Mérito da Fundação Tiradentes entregue como forma de agradecimento pelo empenho na consolidação do projeto da Faculdade da Polícia Militar.
As solenidades contaram ainda com as presenças do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Cel Silvio Vasconcelos Nunes, do Sub-Comandante Geral da PM, Ricardo Batista, e do Diretor-Geral da FPM, Cel Cleber Aparecido dos Santos.
Ao discursar na solenidade, o governador Marconi disse que a FPM é um projeto bem-sucedido que surgiu como desdobramento natural do êxito dos Colégios Militares em Goiás. “Goiás dá mais uma vez exemplo de boas iniciativas e eficiência, com a oferta em vários níveis de ensino público de elevada qualidade que, no caso das Escolas Militares, enfatiza valores humanos, respeito, disciplina, civismo e cidadania”, declarou.
Ele recordou que o primeiro Colégio Militar de Goiás foi instalado em 1999, durante o seu primeiro governo. A estrutura atual está funcionando com 55 mil alunos matriculados em 42 unidades, outras 29 já aprovadas em Lei e sete em fase de implantação.
O governador falou também da resistência que encontrou quando resolveu criar os Colégios Militares. “Em 1999, quando instalamos o primeiro colégio, enfrentamos muitas críticas de alguns setores. Há menos de um ano, de novo, enfrentei muitas críticas pelo fato de Goiás ser o Estado que tem o maior número disparado de Colégios Militares. Eu sempre enfrentei essas críticas com a cabeça erguida e com a certeza de que vale a pena fazer as mudanças quando são positivas e qualitativas”, declarou.
Disse entender que “o investimento na formação de cidadãos íntegros, a preocupação com a ética e o caráter aliados ao ensino com excelentes níveis de avaliação tornaram os Colégios Militares uma demanda da sociedade goiana, que temos procurado atender”.
“Nós não estamos formando nos Colégios Militares e não vamos formar na Faculdade da Polícia Militar apenas cidadãos bem qualificados em suas profissões. Nós estamos formando líderes que vão nos ajudar a consertar o Brasil”, finalizou.
O comandante Silvio Vasconcelos agradeceu ao governador Marconi Perillo e ao vice, Zé Eliton “pela liberdade que sempre deram para gerir a instituição que, a todo tempo, recebeu amparo e apoio de ambos”.
Ao final da solenidade, o governador recebeu uma homenagem especial da Banda da Polícia do Estado de Goiás, que interpretou a música “Parabéns a Você”, antecipando os cumprimentos a Marconi pelo seu aniversário a ser comemorado no próximo dia 7, quarta-feira.
Leia mais sobre: Cidades