O secretário da Retomada, César Moura, comemorou os números que o programa Mais Emprego tem apresentado. A fala foi em resposta a uma pergunta feita pelo diretor de redação do Diário de Goiás, Altair Tavares, durante a inauguração de um posto de atendimento do Mais Emprego na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, nesta terça-feira (13/06).
“O melhor número do Mais Emprego é a taxa de desemprego que era 15.6% e no mês passado foi 6.2% e esperamos abaixar ainda mais. Em relação à movimentação de mão de obra nos estados, saldo positivo, no valor geral. Estamos em quarto lugar, perdendo para São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Em relação ao proporcional do estado, a gente fica em segundo lugar perdendo só para Rondônia. Goiás estava em 15ª”, disse comemorando os índices conquistados.
Veja o trecho da entrevista com o secretário da Retomada, César Moura:
Ele destacou que hoje, há quatro mil vagas disponíveis dentro do programa que é integrado ao Sine e recebe suporte de múltiplos profissionais, incluindo da Universidade Federal de Goiás (UFG) que promove qualificação a quem precisa. “Aqui a gente criou um posto de busca de vagas que dá ajuda para resolver aquelas pequenas desculpas que nos tiram das vagas. Falta documento? Falta currículo? Falta qualificação profissional? Você pode conseguir tudo isso. Se falta qualificação profissional tem aqui a certificação da Universidade Federal de Goiás. Tudo gratuíto”, reforçou.
Mais Empregos
O Programa Mais Empregos foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, no início da Pandemia da Covid-19 com o objetivo de promover a requalificação e recolocação de trabalhadores para o mercado de trabalho. A principal meta do programa é criar as conexões necessárias visando a qualificação profissional, para que trabalhadores goianos ocupem vagas de emprego nas atuais e futuras empresas e indústrias em operação no Estado de Goiás.
O Mais Empregos realiza a captação de vagas de emprego de associados de entidades parceiras, como a Acieg, Adial e Fecomércio, bem como de outros parceiros que queira ofertar vagas através dos 54 postos de atendimentos do SINE implantados em 40 municípios goianos, bem como 40 postos de atendimento do Programa Mais Empregos onde não há unidade do SINE.
O Programa abrange ainda os municípios que não possuem Postos do SINE, através de celebração de Termo de Cooperação, com as prefeituras, e tem como objetivo o estabelecimento de mútua cooperação técnica entre os Partícipes, para implantação e manutenção do Posto de Atendimento do Mais Emprego, com a finalidade de promover a intermediação de mão de obra pela captação e inscrição de vagas de trabalho, (re)qualificação e (re)colocação de trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho, a fim de solucionar o desencontro entre oferta e demanda por mão de obra qualificada.
Assim que o Mais Empregos recebe a proposta do empresário, a vaga entra no banco de dados do programa SINE e é oferecido aos trabalhadores que procuram a colocação e recolocação através dos Postos de atendimento do Programa Sine/Mais Empregos.
A triagem da vaga é feita pelo sistema que faz o cruzamento do perfil do trabalhador com o perfil da vaga. Além disso, é ofertado ao trabalhador cursos gratuitos ministrados pela rede de COTEC-Colégios Tecnológicos.