De sexta-feira a sábado (8 e 9), a Prefeitura de Goiânia vai oferecer cinco mil vagas para as famílias da cidade que ainda não estão com suas crianças matriculadas no Ensino Fundamental, através do mutirão Zera Fila que vai ser detalhado nesta segunda-feira (4) pelo prefeito Sandro Mabel na abertura do segundo semestre de 2025 na rede municipal. O evento de lançamento ocorrerá às 7h30 na Escola Municipal Prof.ª Dalísia Elizabeth Martins Doles, localizada no Setor Goiânia 2.
A principal proposta do “Zera Fila” é reofertar vagas ociosas e atender as famílias que não conseguiram realizar a matrícula no prazo estabelecido. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as vagas estão disponíveis em diversas unidades educacionais de Goiânia, em diferentes regiões da cidade, para garantir a todos a chance de ingressar na rede municipal de ensino.
Haverá atendimento presencial nas cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), para que os pais possam verificar as opções de vagas em tempo real, facilitando o acesso e a transparência do processo.
Agende! Mutirão Zera Fila: datas, locais
- Dia 8 de agosto – das 8h às 18h.
- Dia 9 de agosto, das 8h às 12h.
- Atendimento regionalizado para facilitar a localização da vaga adequada.
- Pais e responsáveis têm de levar os documentos necessários para efetuar a matrícula no local e garantir a vaga de seus filhos.
O mutirão de vagas será realizado nas cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Goiânia, facilitando o acesso dos moradores aos pontos de atendimento mais próximos. Confira os endereços para o atendimento presencial:
- CRE Central: R. 220, 917 – Setor Leste Universitário
- CRE Maria Maria Thome Neto: R. C-165, 60 – Jardim América
- CRE Maria Helena Batista Bretas: Av. Goiás, 5415 – St. Urias Magalhães
- CRE Brasil de Ramos Caiado: R. Prof. Lázaro Costa, 967 – Cidade Jardim
- CRE Jarbas Jayme: R. C-93, 1 – St. Sudoeste
A prefeitura garante que as vagas estão disponíveis para todos os bairros de Goiânia, e é fundamental que os pais compareçam aos pontos de atendimento com os documentos exigidos para não perder a oportunidade.
Ações de Educação Empreendedora: Parceria com o Sebrae
Também nesta segunda a Secretaria Municipal de Educação (SME), assina um termo de adesão ao Programa Nacional de Educação Empreendedora (Pnee). O lançamento inclui a distribuição de exemplares da cartilha “Quadrinhos Empreendedores do Futuro”, uma iniciativa em parceria com o Sebrae. A cartilha será integrada ao currículo escolar, proporcionando aos alunos um aprendizado prático sobre empreendedorismo de maneira acessível e didática.
Esse programa busca formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e estimular o espírito empreendedor desde a infância. A SME já conta com 372 unidades educacionais em Goiânia, e a inclusão dessa temática no currículo escolar reflete o compromisso com a educação integral, focada no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Segurança viária nas escolas
Prefeitura de Goiânia também retoma nesta segunda-feira o reforço à segurança viária no entorno das unidades escolares. Durante o início do segundo semestre, a “Operação Volta às Aulas” será realizada pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). Essa ação tem como foco a segurança viária nas imediações das escolas e será realizada por 15 dias, alcançando escolas públicas e particulares de toda a cidade.
A operação, que terá um caráter educativo, orientará pais, condutores e pedestres sobre a importância da travessia segura nas faixas de pedestres e o respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Serão realizados blitzs educativas, distribuição de material informativo e orientação direta aos motoristas para garantir que todos os estudantes possam se deslocar com segurança para as aulas.
Leia mais sobre: Mutirão Zera Fila / Sandro Mabel / Vagas escolares / Cidades / Educação / Goiânia

