Mais uma edição do mutirão do governo estadual ocorre neste fim de semana, desta vez na região Leste de Goiânia. Os atendimentos à população, na estrutura montada entre as avenidas Firenze e Cremona, no Jardim Abaporu, seguem até o meio-dia de domingo (10).
Segundo o governo estadual, mais de 120 mil atendimentos devem ser realizados. O número superaria o do último mutirão, que ocorreu na região limítrofe entre Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Os serviços estão disponíveis para a população de 47 bairros de Goiânia, em parceria com a prefeitura, e outros seis de Senador Canedo. Há trabalhos de limpeza e retirada de entulho, operação tapa-buraco, troca de lâmpadas e revitalização de praças.
Coordenador-geral do Mutirão Governo de Goiás, Paulo Ortegal também exaltou o trabalho conjunto entre os Poderes Executivos do estado e do município. “Pelo andamento que temos, já podemos afirmar que é um sucesso. Está fluindo bem o atendimento em diversas áreas. A parceria é muito importante. Nesta harmonia, quem ganha é a população”, enfatizou o gestor.
Primeiro dia
Neste sábado, o estande com maior demanda foi da saúde. Ao todo, são distribuídas 2 mil senhas durante todo o evento. São realizadas consultas, exames e vacinação.
A Secretaria de Estado da Retomada oferece 4 mil oportunidades de emprego, com vagas para açougueiro, analista contábil, atendente, auxiliar administrativo, cuidador de animais, mestre de obras, operador de telemarketing e recepcionista. Para algumas funções, o salário chega a R$ 6 mil.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) oferece, por meio das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG), mais de 3,7 mil vagas em cursos de capacitação profissional. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) presta 12 serviços gratuitos. Podem ser solicitados a impressão de CRLV-E, consultas de veículos e habilitação, alteração de endereço e comunicado de venda.
O Mutirão Governo de Goiás conta ainda com o repasse de benefícios na assistência social, como a emissão de passaporte do idoso, carteira do autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e registro civil. Além disso, o Estado começou a entrega de 1.003 cartões do programa Mães de Goiás.
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) faz a doação de andadores, bengalas, fraldas descartáveis, leites especiais, cadeiras de rodas padrão e higiênica, colchões caixa de ovo, enxovais para bebês e Mix do Bem. Por meio do Vapt Vupt e da Plataforma Expresso, a população pode fazer a emissão da 2ª via da fatura de água, solicitação de 1ª e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consulta de débitos fiscais por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Mutirão / Cidades