16 de dezembro de 2024
II GeoDia no Parque

Mutirama promove evento nacional para difusão da geologia, neste sábado (30)

Ação ocorre no Parque dos Dinossauros, das 10h às 16h
Parque dos Dinossauros, no Mutirama. Foto: Agetul
Parque dos Dinossauros, no Mutirama. Foto: Agetul

O Parque Mutirama recebe, neste sábado (30), o II GeoDia no Parque. Com objetivo de democratizar acesso ao conhecimento científico, o evento, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e realizado em Goiânia pela Prefeitura Municipal, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), acontece das 10h às 16h, no Parque dos Dinossauros do Mutirama. A entrada é gratuita. 

O projeto consiste em programação com ações lúdicas e educativas que popularizam o estudo geológico, de forma a tornar as informações acessíveis aos diferentes públicos. Mais do que a exposição das rochas e minerais, a atividade no Parque Mutirama traz uma proposta sensorial que, além de associar os minérios ao cotidiano dos visitantes, os permite tocar, sentir e cheirar os itens expostos. 

No período do funcionamento do parque, os frequentadores terão acesso à observação de gemas, rochas e minerais em microscópio. Ainda, medição da radiação em rochas pelo cintilômetro, instrumento específico para a prática. Outra atração é a observação de minerais fluorescentes em câmara escura. A programação do evento inclui, ainda, oficina de fósseis, onde o participante leva para casa o item confeccionado. 

Para o presidente da Agetul, Valdery Júnior, a abertura de um parque público aos entusiastas da geologia e dos dinossauros atende à proposta de democratização do conhecimento, difundida pela gestão. “O público, seja qual for a idade, tem acesso gratuito à oficina e exposição, o que fica ainda mais especial se pensarmos que o evento acontece no Parque dos Dinossauros”, observa.

O II GeoDia no Parque é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). A ação tem a parceria do curso de Geologia e do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG).


Leia mais sobre: / / Cidades