Não pagar multa, por si só, não leva à cadeia. Existem, no entanto, consequências graves que podem transformar uma infração em crime de trânsito e, em alguns casos, levar o indivíduo à prisão. A informação é do Portal Uol, que explica as condições.
A inadimplência em multa, por exemplo, pode bloquear o licenciamento, impedir o uso do veículo e levar à suspensão ou cassação da CNH. Se, mesmo diante dessas restrições, o motorista continuar dirigindo, ele passa a infringir regras mais graves.
Se o motorista acumula infrações e deixa de quitá-las, ele fica impedido de licenciar o veículo. Dirigir nessas condições é uma infração gravíssima, que pode levar à remoção do veículo, aplicação de nova multa e soma de pontos na CNH, segundo a reportagem. Desse modo, a condição pode se tornar um agravante quando outras infrações são cometidas.
Outro exemplo se dá com relação à possibilidade da suspensão ou cassação da CNH com o acúmulo de infrações. Com a habilitação suspensa, o motorista fica impedido de dirigir por um determinado período e, caso não siga as recomendações e apresente algum perigo de dano na direção do veículo, ele pode ser condenado por crime de trânsito, explica a reportagem.
Com essas condições, quando são abordados, geralmente os motoristas acabam recebendo voz de prisão, não pela multa em si, mas pelo desrespeito sistemático às leis de trânsito, aponta a reportagem.
Leia mais sobre: Cidades

