As mulheres acima de 14 anos que tenham sido vítimas de violência sexual pode procurar apoio no ambulatório Girassol, localizado no Hospital e Maternidade Dona Iris (HDMI). O espaço é especializado no acolhimento, amparo e acompanhamento dessas mulheres.
Uma equipe composta por diversos profissionais, como ginecologistas, psicólogas e assistentes sociais, trabalham no local com foco na atenção para o tratamento dos agravos da agressão sofrida. O ambulatório tem como objetivo prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada.
Segundo a coordenadora e médica assistente do ambulatório, Maria Laura Porto, é muito importante que a mulher procure atendimento até 72 horas após a violência sexual, principalmente se ocorrer penetração sem preservativo. A medicação usada para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a Aids, hepatite B, sífilis, e outras infecções como gonorreia e clamídia é mais eficaz se ingerida antes dessas 72 horas.
A mulher que tenha sofrido qualquer tipo de violência sexual pode se dirigir a unidade e receber o acolhimento já na recepção do local. De acordo com Maria Laura, “a equipe é capacitada a fazer um acolhimento humanitário e sigiloso para essas mulheres que já foram vítimas, que tem um sentimento de culpa, vergonha e medo muito exacerbado, principalmente nos primeiros dias após a violência. Então elas precisam realmente de cuidados especiais e a equipe aqui é capacitada para isso”.
Mas as estatísticas do ambulatório apontam o quanto a mulher vítima de violência secual ainda sente dificuldades em procurar atendimento. “O que ocorre é que cerca de 10 a 20% das mulheres que são vítimas de violência sexual buscam os serviços capacitados, da mesma maneira que menos de 10% procuram as delegacias”, afirma Maria Laura. Segundo a médica e coordenadora, em muitos casos, as mulheres não procuram por atendimento por falta de informação.
O ambulatório Girassol funciona de segunda a sexta, das 7 às 13 horas e não demanda marcação prévia. Fora do horário de funcionamento, uma equipe do pronto socorro do HDMI também oferece um primeiro atendimento à vítima, inclusive nos finais de semana e feriados.
Leia mais sobre: Cidades