O medo da explosão de panela de pressão, sentido por muitas pessoas, acabou se tornando realidade na última quinta-feira (9), em Mogi Guaçu, São Paulo, e que infelizmente deixou uma vítima fatal. A cozinheira Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, morreu após o acidente na churrascaria do restaurante Chimarrão. A vítima estava no primeiro dia de trabalho, de acordo com informações de autoridades.
Ainda conforme explicou a Polícia Militar (PM) em reportagem publicada pelo G1, outra funcionária da cozinha relatou que utilizava a panela minutos antes do acidente e que havia desligado o fogo para que a panela pegasse pressão e continuou a trabalhar normalmente.
Pouco tempo depois houve a explosão de panela de pressão, que inclusive foi filmada por câmeras do circuito interno de segurança. O vídeo mostra a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro. as imagens são fortes.
A vítima chegou a ser socorrida, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas já havia perdido a vida com a chegada dos profissionais de saúde.
ainda de acordo com o G1, o restaurante, por meio de seu proprietário, confirmou que a empresa tem documentações e instalações regularizadas e que foram prestados “todos os devidos socorros à vítima” além da “assistência devida aos familiares, que são de outro estado”. Isso por que a vítima é do Maranhão, para onde o corpo dela foi levado para ser velado e enterrado.
Perigos da Panela de pressão
Apesar de um utensílio indispensável na casa de muitos brasileiros, a panela de pressão oferece, sim riscos como o de explosão. Para evitar isso, os cuidados devem começar logo na compra da panela de pressão, em que o objeto tenha selo de certificação do INMETRO e adquira o produto em lojas credenciadas.
Na hora de utilizar, é preciso tomar cuidado para não colocar alimentos demais na panela de pressão, pois se ela estiver muito cheia, a circulação do ar dentro do utensílio pode ficar comprometida, aumentando os riscos de acidentes. O que pode acontecer, nestes casos, é que se pedaços de alimentos ficarem presos à válvula o risco de explosão aumenta. Ela pode ficar entupida quando o utensílio abriga quantidades excessivas de água e comida.
Para evitar isso, nunca ultrapasse dois terços de sua capacidade total. Mas lembre-se: a panela de pressão também não deve ser levada ao fogo vazia demais. Quantidades pequenas de água e alimentos podem fazer com que os líquidos evaporem por completo, queimando a comida. Por fim, nunca tente abrir a panela de pressão se notar vapor saindo pela válvula. O maior e mais perigoso erro no uso da panela de pressão é tirar a tampa quando ainda há pressão dentro do utensílio.
Leia mais sobre: Brasil