Assombrado pelo fantasma do rebaixamento, o Goiás recebeu o CRB (AL), na noite desta terça-feira (26), no estádio Olímpico, confronto válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, em disputa direta pela fuga do Z-4, e conquistou a vitória.
Bastante movimentada, a partida viu a primeira oportunidade de gol acontecer aos 13 minutos, quando Carlos Eduardo mandou a bola para a rede, após forte cabeçada de David Duarte no travessão. O atacante esmeraldino estava impedido ao pegar o rebote. Gol inválido.
O CRB (AL) respondeu com um ex atacante do Goiás. Neto Baiano recebeu na área e bateu cruzado. O goleiro Marcos espalmou, evitando que o placar fosse inaugurado.
O Goiás continuou insistindo com bolas áreas. Giovanni levantou na área, houve um desvio no percurso, e Michael não conseguiu o domínio.
Um jogador, em especial, deu muito trabalho para o sistema defensivo esmeraldino. Novamente Neto Baiano usou do que tem de melhor. Aos 33 minutos, falta fora da área, e o atacante, com violência, soltou a perna esquerda na bola, obrigando Marcos a praticar a defesa.
Em seguida, foi a vez do ataque do Goiás arriscar de fora da área. A bola sobrou com Giovanni, que bateu forte dando muito trabalho para o goleiro João Carlos.
Diante do domínio das ações, o Goiás soube impor o seu ritmo e encerrou o primeiro tempo com uma boa oportunidade. Lucão recebeu cruzamento rasteiro na área e finalizou com perigo, assustando João Carlos.
O início da segunda etapa não poderia ter sido melhor para o Goiás. Logo aos três minutos, o lançamento perfeito de Geovanni encontrou Alex Silva na área. O lateral ajeitou para Lucão, que encheu o pé para abrir o placar. Goiás 1 a 0. Foi o sexto gol de Lucão, artilheiro da série B, ao lado de Renato, do Avaí, Junior Brandão, do Atlético, Gustavo, do Fortaleza, e Cassiano, do Paysandu, até esse momento do jogo.
Aos 12 minutos, susto para a equipe comandada pelo técnico Ney Franco. Neto Baiano se jogou na área e o árbitro Leandro Bizzio marcou pênalti. Tensão total. No entanto, após consultar o árbitro auxiliar, Bizzio voltou atrás.
Como se não bastasse a fase ruim para massacrar o momento em que vive a equipe esmeraldina, o zagueiro Edcarlos, aos 33 minutos, resolveu ajudar a piorar. Depois de um cruzamento da esquerda, o zagueiro do Goiás se assustou coma presença de Neto Baiano e meteu a cabeça contra o patrimônio. Tudo igual, 1 a 1.
Mas não deu nem tempo dos alagoanos comemorarem. A noite era mesmo para ser do artilheiro isolado da Série B. A vez de entregar o ouro, dessa vez, foi do sistema defensivo do CRB. Lucão pressionou o zagueiro Márcio, roubou a bola, invadiu a área, e tocou na saída de João Carlos. Goiás 2 a 1. Com o sétimo gol assinalado, Lucão se tornou artilheiro isolado da competição.
Depois do empate esmeraldino, até o final dos 90 minutos, foi tensão para ambos os lados. O Goiás se segurando como pôde, com o CRB (AL) se jogando inteiro ao ataque.
O drama do torcedor alviverde chegou ao seu volume máximo de tensão no último minuto da partida. Aos 50 minutos, a bola foi levantada na área do Goiás, e Neto Baiano finalizou quase à queima roupa, mas o goleiro marcos praticou um verdadeiro milagre. Final de jogo, Goiás 2 a 1.
A vitória em casa, momentaneamente, livrou o Goiás da zona de rebaixamento. A equipe do técnico Ney Franco agora ocupa a 14ª posição com 15 pontos. O próximo desafio do Goiás está marcado para o dia 04 de julho, quarta-feira, às 20h30, contra o Avaí (SC), na Ressacada, em Florianópolis.
O técnico Ney Franco tem quatro desfalques certos para esta partida. Os atacantes Lucão (expulso) e Carlos Eduardo, o meia Giovanni e o volante Gilberto, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Com a derrota, o CRB permanece na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 12 pontos. A equipe do técnico Júnior Rocha volta a campo também no dia 04, onde recebe o São Bento (SP), às 20h30, no estádio Rei Pelé.
FICHA TÉCNICA
Goiás x CRB, Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Estádio Olímpico, em Goiânia.
Data: 26 de junho, 2018.
Horário: 21h30, de Brasília.
Público: 3.868
Renda: R$27.105,00
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luís Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Cartão amarelo: Carlos Eduardo, Gilberto, Lucão-2* e Gedoz (GOI).
Cartão vermelho: Lucãos (GOI)
Gols: Lucão, 3 2°T e 34 2°T (GOI), Edcarlos (contra), 33 2°T (CRB)
Goiás: Marcos; Alex Silva, David Duarte, Edcarlos e Ernandes; Gilberto Júnior (Felipe Gedoz), Geovanni e Renato Cajá; Carlos Eduardo (João Afonso), Michael (Felipe Garcia) e Lucão. Técnico: Ney Franco
CRB: João Carlos; Diogo Mateus (Mazola), Márcio, Anderson Conceição e Diego; Claudeinei, Luíz Otávio (Leílson), Lucas, Willians Santana (Alípio); Edson Ratinho e Neto Baiano. Técnico: Júnior Rocha.
Leia mais sobre: Goiás Esporte Clube