07 de agosto de 2024
Inovação

Mudas de pequi sem espinhos são distribuídas para produtores cadastrados

Viveiristas e agricultores familiares cadastrados na Emater poderão retirar suas mudas a partir desta semana
A nova variedade é semelhante ao fruto tradicional, com mesma cor e sabor, porém, sem os espinhos.Foto: Ênio Tavares
A nova variedade é semelhante ao fruto tradicional, com mesma cor e sabor, porém, sem os espinhos.Foto: Ênio Tavares

Os agricultores familiares e viveiristas cadastrados na Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), receberão as primeiras mudas de pequi sem espinhos a partir desta semana. A variedade foi desenvolvida em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados).

A nova variedade é semelhante ao fruto tradicional, com mesma cor e sabor, porém, sem os espinhos. A pesquisa para melhoramento da espécie começou com clonagem de pés de pequi sem espinhos da natureza. A partir de vinte clones de pequiseiros, foi feita a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia, que originou mais de 1.600 exemplares da planta.

O melhoramento do fruto foi pensado para atender a demanda de produtores goianos, tanto do comércio quanto da indústria, além da sociedade, que poderá consumir frutos com polpa carnuda, saborosa e sem espinhos. Os exemplares sem espinhos chegarão em breve à mesa das famílias goianas, realizando o sonho de muitos apaixonados pelo fruto.

A cerimônia de lançamento oficial com a distribuição das mudas acontecerá na sede da Emater, na próxima quarta-feira (9). Os agricultores e viveiristas previamente cadastrados terão direito a retirar os kits, conforme adquiridos na inscrição na Emater. Além da retirada das mudas, os produtores receberão orientações para cultivo e informações técnicas sobre a espécie.

Cada kit contendo 6 mudas de pequi, sendo 3 com espinho e 3 sem, foi vendido pelo valor de R$ 150,00. O requisito para cadastro era ter inscrição ativa no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) ou cadastro no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada viveirista teve direito a retirar de cinco a dez lotes por CNPJ, e agricultores familiares até dois lotes por CPF.

Os produtores que desejarem adquirir mudas podem obter mais informações diretamente pelo site da Emater.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Comentários