22 de dezembro de 2024
Ocupação • atualizado em 15/11/2022 às 15:32

MST anuncia invasão de duas fazendas abandonadas por empresas na Bahia

É a décima sétima ocupação feita pelo MST na Bahia este ano
As terras foram ocupadas por famílias em situação de vulnerabilidade social. Foto: MST-BA
As terras foram ocupadas por famílias em situação de vulnerabilidade social. Foto: MST-BA

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou a invasão de duas fazendas abandonadas por empresas na região da Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com o Movimento, as fazendas são improdutivas e foram ocupadas no último final de semana, nos dias 12 e 13 de novembro.

No sábado (12), aproximadamente 100 famílias ocuparam a Fazenda Gentil, no município de Maracás e, no domingo (13), mais 150 famílias se apropriaram da Fazenda Redenção, entre os municípios de Planaltino e Irajuba. Conforme o Movimento, as propriedades estariam abandonadas há anos.

Ainda de acordo com o MST, a área pertence a empresa Ferbasa, que usava as terras para monocultura de eucalipto, porém, a empresa faliu e acabou por abandonar a propriedade, deixando de cumprir, segundo eles, a sua função social.

Agora a área ocupada abriga o acampamento batizado de Estrela Vive. São dezenas de famílias de trabalhadores e trabalhadoras que viviam na periferia e passavam por situação de vulnerabilidade social. Desde então, organizam as terras para produção de alimentos e construção de barracos para moradia. Segundo o MST, somente este ano, já foram 17 ocupações realizadas no Estado da Bahia.


Leia mais sobre: / Brasil