Estudantes do Brasil foram ao Twitter nesta segunda-feira (04/01) levantar um ‘tuitaço’ pedindo o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Marcados para os dias 17 e 24 de janeiro, a avaliação já havia sido adiada uma vez, haja vista que era para acontecer em outubro de 2020. Os vestibulandos prometem voltar à rede social nesta terça-feira (05/01) em um novo ‘protesto’.
O movimento de estudantes alega que a nova alta dos casos da covid-19 pode comprometer a saúde dos vestibulandos e dos envolvidos na aplicação das provas. Em algumas regiões do país, uma nova variante do vírus também assusta.
A hashtag #AdiaEnem esteve nos assuntos mais comentados da rede social até a manhã desta terça-feira (05/01).
Muitos dos estudantes pontuam que a avaliação ser feita antes de uma vacina é uma “irresponsabilidade” além de ser um “desrespeito à voz estudantil”, haja vista que uma enquete foi feita no ano passado pelo governo e o mês escolhido para aplicação das provas foi em maio.
#adiaenem
— PL (@Palomalays2604) January 5, 2021
A maioria dos estudantes, por enquete feita pelo governo, decidiu que a melhor data para o Enem seria maio. A ciência orienta evitar aglomerações. Nesse sentido, realizar o Enem antes da vacina é ,além de irresponsabilidade, um ato de desrespeito à voz estudantil. pic.twitter.com/rikPQEPrY1
ATENÇÃO PESSOAL!💙
— vxctr.mrdw (@victormirandaj5) January 5, 2021
Vamos hoje 18h00 entrar novamente com a #adiaenem , estarei junto com algumas instituições organizando.
Peço a sua ajuda usando sempre a " #adiaenem "
O INEP e o MEC devem adiar pra ontem!! pic.twitter.com/yUsTlvIUMF
Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2 / Educação