O “Movimento Goiânia 100 anos: o futuro começa agora” vai inaugurar sua sede própria na próxima quinta-feira (25) na capital. O local escolhido foi na Rua 5, número 52, no Setor Central. A iniciativa, lançada em fevereiro deste ano, une forças políticas e sociais de diversas áreas para pensar a cidade que queremos viver, mais sustentável e inclusiva.
O movimento foi idealizado pelo Secretário Nacional de Finanças do PC do B e pré-candidato do partido à Prefeitura de Goiânia, Fábio Tokarski. O objetivo é que Goiânia se torne um lugar onde todos tenham acesso equitativo aos serviços públicos, onde a diversidade seja celebrada e onde o futuro seja moldado a partir da união de todos.
Inauguração da sede
O evento de inauguração da sede terá início às 19h do dia 25 de abril e contará com momentos de reflexão e troca de ideias. Entre as pautas a serem abordadas, temas essenciais para o desenvolvimento de Goiânia, tais como Desenvolvimento Sustentável, Segurança Pública, Mundo do Trabalho, Saúde, Educação, Cultura, Juventude e Diversidade. Após a solenidade de abertura haverá show da banda goiana Cajámanga Duo, composta por Delírio e Dani Frisson, marcado para as 21h.
De acordo com os organizadores do movimento, o local da sede não foi definido por acaso. A região Central de Goiânia foi a primeira a ser pensada e planejada pelo arquiteto Atílio Correia Lima e foi ali que a capital goiana começou a tomar forma com seus prédios e casas em estilo Art Déco. Para os encabeçadores do movimento, é preciso reocupar os espaços, muitos abandonados com o passar dos anos e incentivar as pessoas a aproveitar mais o Centro da Cidade.
Entre as presenças confirmadas para o evento de inauguração estão os pré-candidatos a prefeito de Goiânia, Adriana Accorsi (PT) e Vanderlan Cardoso (PSD). Além deles, Vinicius Cerqueira, presidente do PSB; Cristiano Cunha, presidente do PV; vereadora Katia Maria, presidente estadual do PT; Pedro Wilson, superintendente estadual do IPHAN/GO; Samuel Almeida, secretário estadual do PSD. O presidente da Alego, Bruno Peixoto, irá mandar um representante por motivos de agenda.
Nova fase
O autor do projeto, Fábio Tokarski, está animado para a nova fase do movimento. “Ainda há muito a ser planejado na planejada cidade de Goiânia. Não é possível fazer política sem participação popular. E é a partir desses diálogos com diferentes setores da sociedade que construiremos um espaço mais humanizado”, afirma o pré-candidato a prefeito pelo PC do B.
O Secretário Nacional de Finanças do PC do B reconhece que este não será um trabalho fácil e que é necessário unir forças. “Precisamos da participação de cada cidadão, cada líder comunitário, cada empresário, cada educador e cada ativista. Somente unidos poderemos alcançar a visão de uma Goiânia melhor para todos. E acrescenta, fazendo um convite à participação dos cidadãos. “Junte-se a nós nesta jornada rumo a uma Goiânia mais próspera, mais justa e mais sustentável. O futuro começa agora!”.