05 de dezembro de 2025
MOVIMENTO RECICLAR

Movimento é lançado em Goiânia com meta de reciclar 50% do lixo da capital nos próximos 10 anos

Intenção do movimento é aumentar o índice de reciclagem no município, saindo de 1,8% para 10% em 2026, chegando a 50% em 2033
Luis Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, em entrevista ao Diário de Goiás. (Foto: Reprodução)
Luis Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, em entrevista ao Diário de Goiás. (Foto: Reprodução)

Encabeçado por entidades empresariais em parceria com a Prefeitura de Goiânia, o Movimento Reciclar foi lançado nesta segunda-feira (30), na capital.

A intenção do movimento é aumentar o índice de reciclagem no município, saindo de 1,8% para 10% em 2026, chegando a 50% em 2033, ano do centenário da capital.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira afirmou, ao Diário de Goiás, que, para a meta ser batida, é necessário que haja a conscientização da população para realizar a separação correta do lixo.

Tudo começa com o programa de conscientização da população. Se o lixo não sair separado corretamente das residências, ele não chega ao destino final, que é a industrialização. O primeiro passo é conscientizar, o segundo passo é fazer a coleta e o transporte de maneira regular e correta. Depois, chegar até as cooperativas, elas terem condição de trabalhar, manusear e fazer a triagem desse material, separando o que é papel, plástico e metal, e depois chegar até as indústrias que fazem disso um produto final – Luís Alberto Pereira

Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, além da conscientização da população, o transporte também precisa ser otimizado para que haja o tratamento correto dos resíduos.

Se não tiver separação [do lixo], não existe nada. Mas existe outro entrave: a forma de coleta e transporte. Mesmo se a população fizer de maneira correta a separação, se aquilo tudo for misturado no caminhão, perde-se aquele trabalho que foi feito. O início do processo é na população, mas depende dos outros passos também – Luís Alberto Pereira

Ainda durante o evento de lançamento do Movimento Reciclar, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) anunciou que pretende transformar o aterro sanitário de Goiânia em um centro de reciclagem.

Além disso, a intenção é criar um distrito industrial para processar todo o lixo da capital. A Central de Tratamento terá processos de separação e tratamento adequados para facilitar a triagem e reciclagem dos materiais.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia