As rodadas de reuniões para negociação do reajuste salarial aos motoristas do transporte coletivo já foram iniciadas e desde março a categoria tem encontros intermediados pela Superintendência Regional do Trabalho em Goiás com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (SET). Na próxima quinta-feira (14/04) a entidade que representa as concessionárias volta a se reunir com o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (Sindicoletivo).
Os encontros são protocolares e seguem a convenção de trabalho da categoria junto aos Sindicatos. No primeiro encontro, que aconteceu no dia 22 de março, ficou estabelecido ao SET a condução de estudos que vão balizar os percentuais propostos aos motoristas. “Após ponderações, o SET […] informa que foi também realizada Assembleia patronal, em que não há consenso, embora haja o interesse na negociação coletiva, e propõe continuidade na discussão nos próximos dias para construir uma contraproposta, encaminhar também ao Ministério Público do Trabalho”, dizia a ata da reunião.
Passa pela negociação os números que as empresas vão receber do Governo de Goiás e das Prefeituras que têm participação no financiamento do transporte coletivo, de acordo com a reformulação do sistema, aprovada em dezembro do ano passado. As concessionárias pediram um tempo para avaliar o percentual nos cofres para então apresentar uma proposta. O Sindicoletivo acenou positivamente e espera os números.
Com a proposta sobre a mesa, o Sindicoletivo irá convocar uma assembleia que ainda não tem data para acontecer. “A tendência é que ocorra já nos próximos dias após a reunião que ocorrerá na Superintendência do Trabalho.”, avalia um dirigente da entidade. “Talvez no próximo final de semana”, pontua.
O Diário de Goiás entrou em contato com o SET para um posicionamento acerca das negociações com os motoristas. O espaço poderá ser atualizado, caso haja manifestação da entidade.
Leia mais sobre: região metropolitana de goiânia / SET / Transporte Coletivo / Cidades