25 de agosto de 2024
Cidades

Motoristas de ônibus e caminhões podem fazer reciclagem preventiva

Ações foram lançadas em evento no Palácio das Esmeraldas (Foto: DG)
Ações foram lançadas em evento no Palácio das Esmeraldas (Foto: DG)

Condutores que possuem CNH nas categorias C, D ou E que tem entre 14 e 19 pontos poderão fazer um curso de reciclagem preventiva. A medida é válida somente para motoristas profissionais. A ação permite que condutores não percam licença para dirigir, pois poderão ter a opção de fazer um curso de reciclagem. A pontuação é retirada, mas as multas aplicadas continuam, ou seja, precisam ser pagas.

“Nós temos uma preocupação com motoristas para que possam realizar a reciclagem preventiva. Não estamos permitindo a negligência, estamos é atuando na prevenção antes da punição”, afirmou o presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Manoel Xavier.

O curso terá duração de 30 horas-aula. A solicitação do curso pode ser feita em qualquer unidade do Vapt Vupt.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Goiás (Sindittransporte), Alberto Magno destacou que a medida protege o emprego dos motoristas.

“É uma vantagem enorme. A gente tinha a preocupação muito grande como o motorista que completava 20 pontos na carteira e ter o direito de dirigir suspenso. E com isso, corria risco de perder o emprego, às vezes por justa causa. Isso vem uma oportunidade para o motorista fazer o curso no Detran e ter a chance de não ter a carteira suspensa”, disse o presidente.

Para participar o condutor precisará fazer o pagamento de uma taxa de R$ 116,91. São oferecidas turmas aos sábados. Ao concluir o curso, a pontuação é retirada, evitando a suspensão do direito de dirigir. O benefício pode ser utilizado uma vez a cada 12 meses. Atualmente, após completar 20 pontos na CNH, o condutor tem o documento suspenso por, no mínimo, seis meses.

Outras medidas

O anúncio da Reciclagem Preventiva foi feito em evento no Palácio das Esmeraldas nesta quarta-feira (28). Outras medidas foram anunciadas como: mais uma etapa do programa Goiás Sinalizado, que visa o atendimento a 65 municípios e entrega de três caminhões de pintura viária para intensificar os trabalhos de sinalização horizontal e vertical.

Para o governador Marconi Perillo, as medidas anunciadas visam reduzir número de acidentes e de mortos no trânsito.

“Nós temos números muito elevados de acidentes. Nosso desafio é de reduzir a proporção de mortes no trânsito. Todas as medidas que aqui tomamos tem esse objetivo”, destacou o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Durante a cerimônia, ainda foi assinada ordem de serviço determinando ao Detran-GO, o credenciamento de empresas para que contribuintes possam parcelar, por meio de cartões de crédito e débito, multas e demais tributos vinculados aos veículos registrados em Goiás liberando a situação financeira do veículo.

“Estamos abrindo um credenciamento. Queremos que o cidadão possa usar seu cartão para pagar tributos junto ao Detran, é uma alternativa a mais. A medida que a gente credencia mais bancos, as taxas de juros são menores. Os bancos vão aderir num prazo de até 30 dias para depois ofertar o serviço ao cidadão.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários