Foi apresentado nesta quinta-feira (27), o Plano Operacional de Transporte e Trânsito que será aplicado durante o MotoGP 2026 de Goiânia, em março de 2026, evento que tem expectativa de circulação de mais de 200 mil pessoas – 50 mil ingressos já foram vendidos. O plano foi elaborado pela empresa Oficina Consultores, em parceria com a Redemob.
O estudo divulgado pelo governo estadual promete ações para assegurar mobilidade urbana, segurança e conforto ao público que participará da maior competição de motovelocidade do mundo, marcada para os dias 20, 21 e 22 de março de 2026. O plano foi apresentado em reunião híbrida que contou com a participação de representantes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Redemob, da MotorSports e da Oficina Consultores.
O que prevê o plano:
- Intervenções urbanas no entorno do Autódromo de Goiânia
- Adequações de infraestrutura
- Reforço na sinalização
- Acesso restrito para carros de passeio
- Oferta de transporte coletivo especial junto a três terminais integrados
- Transfers ida e volta para o autódromo
- Bolsões de estacionamento no Estádio Serra Dourada e no Paço Municipal
Público de fora
Segundo divulgou o governo nesta sexta-feira (28), 78% dos ingressos vendidos foram para visitantes de outros estados e do exterior.
A expectativa é de que a competição movimente R$ 1 bilhão na economia goiana, com previsão de geração de R$ 130 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
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O titular da SGG, Adriano da Rocha Lima, observa que o objetivo do plano é garantir segurança e minimizar transtornos. “Teremos pontos de apoio e estacionamento, transfers de ida e volta para o Autódromo, além de transporte coletivo dedicado, tudo devidamente sinalizado para que o público chegue com conforto, sem aglomerações e sem engarrafamentos”, cita ele.
Responsável pelo planejamento, a servidora Thaís Moraes destaca que os levantamentos coordenados pelo Eixo Cidades da SGG começaram em junho de 2025 e envolvem temas como mobilidade urbana, logística, serviços públicos e setor privado. Uma das prioridades é divulgar amplamente as orientações ao público, para que todos possam se preparar e se deslocar com segurança.
A chegada ao Autódromo será permitida apenas por moto ou ônibus; veículos particulares estarão proibidos, a fim de evitar congestionamentos.
“Para atender o público, a Redemob ofertará linhas exclusivas para o Autódromo, partindo dos Terminais Isidória, Praça da Bíblia e Paulo Garcia. A orientação é que os frequentadores deixem seus veículos nessas regiões e completem o trajeto de ônibus. A frota especial será movida a biometano, combustível 90% menos poluente que o diesel”, divulgou a SGG.
Serão disponibilizados também “bolsões de estacionamento” com cerca de 10 mil vagas distribuídas entre o Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, e o Paço Municipal, no Park Lozandes. Pontos provisórios de embarque e desembarque serão criados para o transporte coletivo durante os três dias do evento.
Órgãos estaduais, municipais e federais serão envolvidos
O Plano de Intervenções de Trânsito será executado pelo Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. As ações incluem reforço na sinalização e recapeamento das vias. Segundo Thaís Moraes, reuniões com moradores da região estão em andamento para comunicar mudanças e reduzir impactos locais.
O CEO da Brasil Motorsport, Alan Adler, que organiza desde 2021 as etapas brasileiras de Fórmula 1, será a responsável pela organização do evento em Goiás. Ele destacou a qualidade do plano durante a reunião: “Isso tiraria muitos de nossos problemas quando realizamos a Fórmula 1 em Interlagos, uma vez que nosso grande desafio sempre foi a mobilidade do público. Em Goiânia, em função deste excelente plano, não teremos essas dificuldades”, comemorou.
Atendimento aos turistas
Com expectativa de forte impacto econômico, o Governo de Goiás elaborou, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), um plano de trabalho voltado à exploração do potencial dos setores de comércio e serviços.
Entre as iniciativas em estudo está uma plataforma digital para apresentar aos turistas opções de gastronomia, lazer, compras e atrações culturais. Também estão sendo ofertadas capacitações para profissionais que atuarão no atendimento ao público. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), abriu 100 vagas gratuitas em cursos voltados ao turismo.
Além disso, 12 órgãos estaduais assinaram um Termo de Cooperação Técnica para oferecer atendimento especial aos visitantes. Entre os serviços previstos está a instalação de uma Delegacia do Turista, com servidores bilíngues.
Faltando menos de quatro meses para o evento, Adriano da Rocha Lima ressalta que o plano ainda pode receber ajustes para garantir a melhor experiência possível. “Estamos planejando tudo para que tenhamos o mínimo de transtornos e para que tanto os espectadores quanto a população de Goiânia tenham uma experiência muito positiva”, afirma o secretário-geral de Governo.
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