O Prêmio MotoGP 2026, que será realizado de 20 a 22 de março, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, vai contar com um software de segurança específico para o evento. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9), pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Além dessa novidade, até mesmo as vidraças de áreas do autódromo, como os camarotes, foram trocadas por vidros que não são reflexivos, fabricados na Europa, contou ele.
“Os vidros vieram da Itália, porque não pode ter reflexo para o piloto que passa a 367 quilômetros. É o mais veloz do mundo, o nosso autódromo”, afirmou. Ele destacou que as obras exigidas estão todas dentro do prazo, inclusive um viaduto e a área médica, “que foi toda reconstruída”, apontou.
Em relação à área da segurança do Grande Prêmio de Motovelocidade, Caiado enfatizou o desenvolvimento do software e disse que ela será “plena, total”.
O governador observou que a última vistoria realizada no autódromo, em 18 de novembro, confirmou que o andamento dos ajustes está adiantado em relação ao cronograma de entrega.
“O transporte também terá toda uma parte de apoio, onde as pessoas virão e ali estacionarão seus carros e terá uma maneira de chegar até o autódromo sem criar um transtorno. Toda aquela área terá o fluxo apenas de ida naquele momento em que nós teremos os acontecimentos. Está tudo perfeito, os detalhes maiores que foram pedidos, todas as solicitações, foram atendidas”, garantiu.
O governador citou também as mudanças na pista, por exemplo, alargando a área de fuga das curvas. “Todas já prontas. O alargamento da pista já foi feito, toda a parte de drenagem também já foi toda construída,” acrescentou.
Ocupação hoteleira
De acordo com o governador a procura pelo evento fez aocupação de leitos chegar até Brasília. “Não tem como a cidade de Goiânia absorver 250 mil pessoas. Então, tem pessoas em camping nos hotéis da região, como também até Brasília já tem as reservas feitas”, disse Caiado. Conforme ele, as aberturas de venda de mais ingressos, têm se esgotado rapidamente.
O evento vai contar com um Plano Operacional de Transporte e Trânsito próprio para absorver os impactos e viabilizar o acesso ao local da competição.
Leia mais sobre: Autódromo Ayrton Senna / MotoGP 2026 / Motovelocidade / Ronaldo Caiado / Cidades / Esportes / Goiânia

