Uma agressão covarde e marcada por muita violência levou à morte do professor Marco Antônio de Oliveira Viu, 58, docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Jataí (UFJ), na segunda-feira (7). Marco Antônio estava em coma há nove dias e lutava contra a morte desde que quatro desconhecidos o atacaram com socos, chutes e pedradas, causando hemorragia cerebral e várias lesões ósseas na face.
Professor de reprodução animal, muito querido entre alunos e na comunidade jataiense, ele foi filmado por câmeras de um circuito de segurança numa rua enquanto sofria as agressões na madrugada do dia 29 de junho, no Setor Epaminondas. Os agressores foram identificados e presos. Eles teriam confessado o crime, mas os depoimentos foram desencontrados e a motivação ainda é investigada.
O professor tinha sido transferido para um hospital de Aparecida de Goiânia e chegou a ter melhoras, mas não resistiu. O velório de Marco Antônio está previsto para as 21h desta terça, no Memorial Municipal de Jataí. O sepultamento será na quarta (9), às 14h, no Cemitério Bom Pastor.
Descrito como pessoa de coração bom e voluntária, Marco Antônio se destacou há alguns meses quando uma criança portadora de transtorno do espectro autista (TEA) ficou perdida em uma plantação de Jataí. Ele fez parte dos grupos de voluntários que se juntaram aos bombeiros e outras forças policiais e acabou localizando a criança. Foi quando correu a informação de que ele também era autista.
A morte consternou a comunidade acadêmica de Jataí. A UFJ suspendeu atividades administrativas e acadêmicas não essenciais, em sinal de luto, por três dias. Em nota nas redes sociais, a universidade repudiou veementemente o ato de violência que ceifou a vida do professor e solidarizou-se com familiares, amigos e toda a comunidade universitária.
“Que sua trajetória inspire reflexão sobre a valorização da vida e o combate à violência em nossa sociedade”, desejou.
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) também divulgou nota de pesar.
Nota da Adufg-Sindicato
“É com profunda tristeza e consternação que a Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) recebe a notícia do falecimento do professor Marco Antônio de Oliveira Viu, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), vítima de uma brutal agressão ocorrida no último dia 29 de junho.”
Leia mais sobre: Jataí / Luto na UFJ / Professor / Universidade Federal de Jataí / Violência / Cidades

