Em um comunicado feito na manhã desta terça-feira (9), a família de Rita Lee, uma das maiores artistas da música brasileira, confirmou que a cantora morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos, em São Paulo. Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
A postagem da família diz: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”.
Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. A mãe era a italiana Romilda Padula, pianista, que incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs e, o pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos Estados Unidos.
Foi em 1953 que Rita Lee começou sua carreira quando fez parte de um trio vocal feminino, as Teenage Singers. Tudo começou com apresentações amadoras em festas de escolas até que o cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.
Daí em diante foram quase cinco décadas de trabalho com a música, já que, em 2012 a artista anunciou que deixaria de fazer shows por conta da idade, mas prometeu não parar de fazer música. Rita Lee realmente nunca mais fez uma turnê, apenas cantou no aniversário de São Paulo em 2013, ovacionada pelo público em seu último show pra tantas pessoas.
Seu último álbum de canções inéditas em estúdio saiu em abril de 2012 e foi intitulado “Reza”. Ao todo foram 40 álbuns – 6 dos Mutantes e 34 na carreira solo. Por fim, Ria lançou uma autobiografia em 2016 “Rita Lee: uma autobiografia”.
Leia mais sobre: Músicas / Rita Lee / Variedades