Morreu na madrugada deste domingo (23), em São Paulo, onde estava internado, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha aos 92 anos. Paulo lutava contra um câncer no pulmão, sua morte foi confirmada pelo filho Pedro Mendes da Rocha.
Paulo é responsável pelo projeto do Estádio do Governo de Goiás, conhecido como Estádio Serra Dourada, que começou a ser construído em março de 1973 e foi finalizado em março de 1975. Projetado pelo arquiteto capixaba, o estádio é um dos cartões postais da capital goiana localizado às margens da BR-153.
Paulo Mendes é considerado pela crítica um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Ele foi o segundo a conquistar o Pritzker — “Nobel da arquitetura” –, o primeiro foi Oscar Niemeyer.
Nascido em outubro, em Vitória, Mendes foi também o responsável pelo ginásio do Club Athletico Paulistano, em 1958, que fez ele ganhar prêmio na 6ª Bienal de Artes de São Paulo, em 1961.
O arquiteto vivia em São Paulo, deixa a esposa Helene (também arquiteta), os filhos Renata, Guilherme, Paulo, Pedro, João e Naná.
Leia mais sobre: Serra Dourada / Destaque 2 / Saúde