07 de agosto de 2024
Luto

Morre o ex-deputado estadual Olinto Meirelles, aos 90 anos

Advogado foi o autor da lei que criou o município de Aparecida de Goiânia
Ex-deputado estadual Olinto Meirelles, que faleceu neste domingo, 18 de dezembro (Foto: Alego)
Ex-deputado estadual Olinto Meirelles, que faleceu neste domingo, 18 de dezembro (Foto: Alego)

Morreu, neste domingo (18/12), o advogado e ex-deputado estadual Olinto Meirelles. O velório ocorre a partir das 12h30, no Cemitério Parque Memorial de Goiânia, e o sepultamento será às 17h30.

Ele era pai do deputado estadual Cláudio Meirelles (PL), que divulgou a notícia em suas redes sociais. “Um exemplo para a nossa família de um homem sério, honesto e muito trabalhador”, escreveu.

O parlamentar também lembrou da atuação de Olinto como “o autor da Lei que criou o município de Aparecida de Goiânia”.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), emitiu uma nota se pesar sobre o falecimento de Olinto. Veja abaixo:

É com grande consternação e pesar que eu e minha esposa, Thelma Cruz, recebemos a notícia do falecimento, aos 90 anos, do jornalista, advogado e ex-deputado estadual Olinto Meirelles, autor do projeto que criou o município de Aparecida de Goiânia.

Natural de Luziânia, Olinto Meirelles deixou suas digitais na história goiana. Eleito para Assembleia Legislativa na legislatura de 1963 a 1967 pela UDN-PSP, teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos pela ditadura militar por meio do Ato Institucional nº 1, em janeiro de 1964. No ano de 1979, foi nomeado secretário de Governo do Município de Goiânia. Aposentou-se em 1983 no cargo de procurador do Estado de Goiás.

Ainda na juventude, demonstrava o vigor político e a veia intelectual que marcariam a sua trajetória. Foi líder estudantil e presidente do Grêmio Literário Félix de Bulhões, do Lyceu de Goiânia. Também compôs a diretoria do Centro Acadêmico XI de Maio, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jornalista atuante, foi primeiro-secretário da Associação Goiana de Imprensa. Colaborou com o Jornal de Notícias, se tornou diretor do Jornal do Povo e diretor-superintendente do Diário do Oeste. Assumiu também o posto de Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Olinto Meirelles sempre atuou com elevado espírito público e democrático. A partir do trabalho e da determinação, foi voz ativa na Assembleia Legislativa e colaborou diretamente para o desenvolvimento de Goiás com dignidade, ética e amor ao próximo.

Olinto Meirelles é pai do deputado estadual Cláudio Meirelles e do servidor público Rafael Meirelles, que trabalha conosco na Prefeitura de Goiânia, com atuação na Secretaria Municipal de Administração (Semad), irmão do ex-deputado Jesus Meirelles e tio do advogado Julio Meirelles.

Neste momento de grande tristeza, elevamos o pensamento a Deus para que conforte os corações de todos os familiares e amigos.


Leia mais sobre: / / / Política

Comentários