O produtor cultural, ator, diretor e um dos fundadores do Centro Cultural Martim Cererê Marcos Fayad, morreu nesta quarta-feira (17), no Hospital Santa Helena, em Goiânia. Ele estava internado há 15 dias na unidade e faleceu em decorrência de um câncer. Segundo a assessoria do prefeito de Catalão Adib Elias, que é irmão de Marcos, o sepultamento será as 20 horas, no Cemitério Municipal de Catalão. O produtor era solteiro e não teve filhos.
Marcos Fayad é conhecido nacionalmente por seu trabalho artístico, é um grande nome da cena teatral e cultural goiana e deixa um grande legado. Marcos também foi um grande articulista em Goiás. Sua morte é sentida profundamente por artistas, e por toda a sociedade goiana.
Um dos legados de Fayad foi sua participação na fundação do Centro Cultural Martim Cererê, importante ponto de apresentação artística e cultural em Goiás. Ele foi inaugurado em 20 de outubro de 1988, quando o então secretário da Cultura, o escritor Kleber Adorno, quis aproveitar o local das antigas caixas d’ água da Saneago como espaço destinado à cultura.
O arquiteto Gustavo Veiga criou o projeto de um centro cultural que transformava os antigos reservatórios de água em teatros e ainda propunha a instalação de outras áreas físicas para eventos culturais diversos. Os principais objetivos do Martim Cererê são a formação de atores e o fomento à produção teatral, com ênfase para a criatividade e a competência nessa área das artes, em Goiás. Em seu interior, são realizadas oficinas de arte teatral, cenografia, iluminação e expressão corporal.
Em nota emitida no final desta manhã, a Prefeitura Municipal de Catalão decretou luto oficial de três dias:
“Em razão da morte ocorrida na manhã desta quarta-feira, 17 de Abril, na capital goiana do grande produtor e diretor teatral catalano, Marcos Fayad, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias a partir de hoje no município.
Marcos Fayad, filho desta cidade e de família tradicional catalana, era conhecido nacionalmente pela atuação no mundo das artes. Era teatrólogo, produtor artístico, escritor, artista plástico e também irmão do atual Prefeito de Catalão, Adib Elias.”
Leia mais sobre: Notícias do Estado