Uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB), Gal Costa, morre aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora nesta quarta-feira (9). A cantora havia dado uma pausa em shows, após passar por motivos de saúde, mas segundo assessoria ela já retornava aos palcos no fim de novembro. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Baiana, Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira.
Gal lançou o seu primeiro trabalho em 1965, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil. No icônico disco Tropicalia ou Panis et Circencis, de 1968, Gal cantou “Mamãe Coragem”, “Parque Industrial” e “Enquanto Seu Lobo Não vem”, antes de lançar em 1969 seu primeiro álbum solo, auto-intitulado. Gal Costa trouxe hits como “Baby” e “Divino Maravilhoso”.
Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.
Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.
Leia mais sobre: Geral