13 de dezembro de 2025
RECONHECIMENTO • atualizado em 27/11/2025 às 16:44

Morre em Goiânia José Gonzaga Ribeiro, o modelo negro do Monumento às Três Raças

Goiânia se de despede de professor que se tornou referência cultural e de resistência na memória afetiva da capital, falecido aos 87 anos
Gonzaga está na pose que inspirou Monumento às Três Raças - Foto: arquivo pessoal
Gonzaga está na pose que inspirou Monumento às Três Raças - Foto: arquivo pessoal

Faleceu nesta quarta-feira (26), José Gonzaga Ribeiro, personagem que faz parte da história de Goiânia por ter sido o modelo negro que, aos 28 anos, ajudou a inspirar a escultura do Monumento às Três Raças, inaugurada em 1967.

José Gonzaga Ribeiro, um dos modelos do Monumento às Três Raças - Foto arquivo pessoal
José Gonzaga Ribeiro, um dos modelos do Monumento às Três Raças – Foto arquivo pessoal

Falecido aos 87 anos, professor aposentado da antiga Escola Técnica (IFG, hoje), José Gonzaga pode não ser reconhecido de muitos por esse feito, mas se tornou parte indissociável da memória afetiva e cultural da capital.

Originalmente chamada de Monumento à Goiânia, uma das obras de arte mais clássicas da capital, a escultura da artista Neusa Moraes, que fica no centro da Praça Cívica, esculpida em bronze, foi inspirada na foto em que José Gonzaga aparece com outros dois rapazes – José Galdino Pereira e João Batista Ferro -, segurando uma peça produzida artesanalmente e que na mente da artista foi convertida no pesado bloco de granitina que compõe o monumento.

Ponto turístico

O trio simbolizava a força da união das matrizes indígena, negra e branca na formação do povo goiano. Ao longo de cinco décadas, o monumento se consolidou como um marco de identidade, resistência e pertencimento, sendo um polo que atrai manifestações e um dos principais pontos turísticos de Goiânia.

Monumento às Três Raças se tornou símbolo de resistência e ponto turístico - Foto arquivo
Monumento às Três Raças se tornou símbolo de resistência e ponto turístico – Foto arquivo

José Gonzaga deixa também um legado no campo da educação. Foi professor de eletromecânica na antiga Escola Técnica Federal, servidor do Senai e conselheiro do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Goiás (Simelgo). Formou e inspirou alunos, colegas e comunidades, levando para a sala de aula a mesma convicção que marcou sua presença na história cultural da cidade: a de que memória, diversidade e conhecimento caminham juntos.

Complicações após queda

José Gonzaga faleceu por complicações cirúrgicas, provenientes de uma queda. Goiano de Caldas Novas, tinha o Vila Nova como seu time de coração.  Deixa a esposa, filhos, entre os quais o professor Paulo José Gonzaga Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, netos e uma bisneta.

Instituições como a Associação dos Professores da PUC e a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) divulgaram nota de pesar pelo falecimento.

O velório está acontecendo no Cemitério Vale do Cerrado, em Goiâni,a e o sepultamento está marcado para 17 horas desta quinta-feira (27).


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Cultura e Entretenimento / Goiânia