23 de dezembro de 2024
Esportes • atualizado em 09/12/2020 às 23:55

Morre aos 64 anos Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa de 1982

Paolo Rossi craque da Copa de 1982
Paolo Rossi craque da Copa de 1982

Carrasco da Seleção Brasileira e considerado o melhor jogador da Copa do Mundo em 1982 na Espanha, Paolo Rossi morreu na nesta quarta-feira (9), aos 64 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.

A divulgação da notícia foi inicialmente da RAI, emissora de televisão tradicional da Itália e reforçada na sequência pelo jonral Gazetta dello Sport.

Rossi marcou três gols na vitória da Itália diante do Brasil no Estádio de Sarriá, garantindo a classificação da sua seleção na Copa de 1982 e consequentemente a eliminação verde amarela. O resultado é até hoje muito lamentado, já que a equipe brasileira comandada por Telê Santana contava com uma geração de craques como Zico, Falcão e Sócrates.

Naquele mundial, o centroavante ainda foi decisivo na sequência da competição e foi o destaque da equipe que levantou o troféu de campeão na Espanha, batendo na decisão a Alemanha.

Natural da cidade de Prato, na região da Florença, ele também foi ídolo na Juventus de Turim – onde conquistou dois títulos no Campeonato Italiano e uma Copa dos Campeões da Europa.

Punição

Em 1980, Paolo Rossi foi acusado e condenado por envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados que envolvia jogos de loteria esportiva. Foi suspenso por três anos, mas sua pena foi reduzida. Com isso teve condições de disputar a Copa de 82.


Leia mais sobre: Esportes