Morreu na manhã desta terça-feira (12), a ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, em Porto Alegre. Ela lutava contra um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, do Governo da Bahia, e pelo Geledés Instituto da Mulher Negra.
A ex-ministra era gaúcha, mas todo o histórico dela na militância negra e como feminista foi construído na Bahia. Ela se mudou para Salvador em 1979. Por aqui, atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU). Na Bahia tornou-se secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em agosto de 2008.
Luiza Bairros foi convidada pela presidente Dilma Rousseff em 2011 a assumir o ministério da Igualdade Racial. Ela ficou no quarto até 2014. Conhecida do movimento negro, sua indicação para assumir o Ministério da Promoção da Igualdade Racial foi muito comemorada pela comunidade negra baiana.
Luiza tinha pós-graduação em Sociologia e mestrado em Ciências Sociais pela Ufba, com vários livros publicados sobre as lutas dos negros e das mulheres.
Leia mais sobre: Brasil