22 de dezembro de 2024
Longe demais

Moda? Balenciaga é criticada por envolver crianças em campanha com traços de fetiche sexual; entenda

Até Kim Kardashian, uma das maiores influenciadoras das redes sociais no mundo está reavaliando a sua relação com a marca depois da ação
Grife já retirou as imagens de circulação e diz que vai "tomar medidas" em relação à campanha. (Foto: reprodução)
Grife já retirou as imagens de circulação e diz que vai "tomar medidas" em relação à campanha. (Foto: reprodução)

As imagens já foram retiradas das divulgações e uma nota de posicionamento já foi divulgada, mas o estrago já foi feito: a Balenciaga, grife internacional, foi criticada no mundo inteiro. Tudo aconteceu após uma série de fotos que mostrava crianças modelando com com bolsas da marca em formato de ursos de pelúcia vestindo trajes de couro associados a fetiches sexuais como sadomasoquismo.

Além das bolsas nas imagens, uma das fotos ainda mostrava a peça sobre alguns documentos. Quando as pessoas davam zoom, era possível ver que os papéis se tratavam de uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos relacionada a imagens indecentes de crianças e pornografia infantil.

O objetivo era divulgar uma campanha de publicidade, em parceria com a Adidas, de uma nova linha de produtos da grife, mas, mesmo dando engajamento, não foi de uma maneira boa. As peças da marca normalmente já são criticadas pela estética atípica, e se tornaram meme e motivo de piada diversas vezes. Dessa vez, porém, o limite foi ultrapassado e após retirar as fotos de circulação a Balenciaga deletou todas as fotos do Instagram e deixou apenas uma nota de posicionamento, onde diz que vai “tomar medidas” em relação à campanha. A marca também disse que removeu os itens de venda.

“Pedimos desculpa por ter apresentado documentos inquietantes na nossa campanha. Levamos este assunto muito a sério e estamos a tomar medidas legais contra as partes responsáveis pela criação do cenário e por terem incluído objetos não aprovados na nossa sessão fotográfica da campanha primavera 2023 […] Condenamos veementemente o abuso de crianças sob qualquer forma. Defendemos a sua segurança e bem-estar”, diz trecho da nota.

Até mesmo uma das influenciadoras mais famosas de todo o mundo nas redes sociais, Kim Kardashian, que tem parceria com a Balenciaga, afirmou que está enojada. “Permaneci em silêncio nos últimos dias, não porque não estivesse enojada e indignada com as recentes campanhas da Balenciaga, mas porque queria uma oportunidade de falar com a equipa deles para entender por mim mesma como é que isto pode ter acontecido”, escreveu Kim Kardashian no Twitter no último domingo (27).

“Em relação ao meu futuro com a Balenciaga, estou no momento a reavaliar o meu relacionamento com a marca, baseando-me na sua disposição de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido – e as ações que espero ver por eles tomadas para proteger as crianças”, completou a influenciadora.


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