23 de dezembro de 2024
Brasil

Ministros são exonerados para votar a reforma da Previdência

(Foto: Reprodução/TV Câmara)
(Foto: Reprodução/TV Câmara)

Três ministros da cúpula ministerial foram exonerados de forma temporária e estão exercendo seus mandatos para que possam votar a proposta de reforma da Previdência no plenário da Câmara. Eles devem endossar votos a favor da reforma. As informações são da TV Câmara.

Onyx Lorenzoni (DEM), ministro da Casa Civil, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), do Turismo e Tereza Cristina (DEM), da Agricultura. Eles tiveram suas exonerações anunciadas nesta terça-feira (09/07) e devem retomar suas funções na próxima quinta-feira (11/07).

A tendência é que as discussões em torno da reforma serem concluídos madrugada a dentro. Rodrigo Maia, presidente da Casa disse que os trabalhos na Casa devem ser encerrados entre “2 ou 3 horas da manhã”. Neste momento, estão discutindo a derrubada dos requerimentos da oposição que tentam obstruir a sessão. Parlamentares oposicionistas argumentam que ainda há debate a ser feito e o texto posto a mesa ainda é nebuloso. Ainda alegam que a redação da reforma aumenta a desigualdade social e prejudicaria as classes mais baixas.

A votação que acontece neste momento é a segunda do processo de análise da proposta de Reforma da Previdência na Câmara. O processo é composto por várias outras votações intermediárias. Na primeira votação, tratou de retirada de pautas e foram quase 20 minutos com 331 votos de parlamentares que foram favoráveis ao texto na íntegra, sem que haja uma derrubada de alguns pontos apresentados. Deputados do governo já comemoraram essa primeira vitória.


Leia mais sobre: Brasil