O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, afirmou nesta terça-feira (6) que o plano de aviação regional continuará sendo prioridade. Lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff (PT), o plano prevê a construção, reforma ou ampliação de aproximadamente 270 aeroportos brasileiros. Até o momento, 229 já estão em fase de elaboração de projeto.
Eliseu Padrilha disse ainda que um dos objetivos é antecipar o cronograma, previsto para 2017, ano que seriam realizados os processos licitatórios e inícios das obras, de contrução dos 229 aeroportos. Além disso, o ministro ressaltou que um dos planos do governo federal é fazer novas concessões.
– “Queremos lançar, ainda em 2015, as primeiras licitações, ou promover a primeira busca de parceiros no mercado para os primeiros aeroportos regionais que serão contemplados pelo programa“, disse.
De acordo com Padilha, uma das formas de empregar capital estrangeiro seria fazer uma revisão do Código Brasileiro da Aeronáutica, que bloqueia essa participação. Sobre esses estudos, o ministro explicou que já existem aqueles que mostram “traços preliminares” indicando quais aeroportos serão mais ou menos lucrativos.
– “Por enquanto, são ainda estudos que estão sendo desenvolvidos, e que sequer foram enviados à Casa Civil“, completou.
Fonte: Agência Brasil.
Leia mais sobre: Brasil