23 de novembro de 2024
Cidades

Ministro do Desenvolvimento conhece o programa Conecta SUS

Foto: Eduardo Ferreira
Foto: Eduardo Ferreira

 

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, veio capital goiana nessa terça-feira (29) para conhecer o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, que funciona na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O ministro foi recebido pelo governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela.

Terra pôde conhecer o sistema de coleta e processamento de indicadores sobre saúde das gestantes e crianças e o programa de georreferenciamento de imóveis, adotado pela Força-Tarefa Goiás contra o Aedes.

O Conecta SUS é o primeiro centro de informações e decisões estratégicas em saúde no Brasil, ele funciona em tempo real com todos os indicadores de saúde importantes no desenvolvimento do ser humano. Osmar Terra, como membro do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, é o ministro responsável pela execução dos programas sociais do governo federal. Entre eles está o “Criança Feliz”, lançado em novembro, com o objetivo de realizar visitas domiciliares de orientação às famílias sobre a melhor forma de acompanhar o crescimento dos filhos.

O governador de Goiás, Marconi Perillo reforçou que o programa poderá contribuir não só com o estado de Goiás, mas com todo o país, “Todos nós estamos muito contentes porque o nosso Conecta SUS, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás acabou se transformando na grande referência brasileira em termos de tecnologia digital, em termos de monitoramento, não só para a área de saúde. Estamos muito felizes porque é mais um projeto nosso que tem alcance nacional e que certamente colaborará muito nas políticas em nível nacional para erradicação de pobreza, com trabalho na área da infância, redução de mortalidade materna e infantil, redução dos focos de aedes” disse. O governador ainda argumentou que hoje o Conecta SUS oferece uma base de dados com mais de 200 itens que podem ser acessados pela plataforma e contribuir diretamente para a definição de políticas públicas.

O ministro Osmar Terra, elogiou o programa e disse que irá analisar como poderá aproveitar do Conecta SUS para elevá-lo a nível nacional. “O Conecta SUS é um avanço muito importante no monitoramento, na gestão dos recursos públicos da saúde e ele também nos impressiona pela precisão, pela forma da estrutura montada e o resultado que isso pode ter positivo no atendimento à população. E nós pretendemos nessa minha vinda aqui, ver de que maneira podemos aproveitar isso nos programas da área social, inclusive fazer um conecta SUS a nível do país” conta.

O ministro da Saúde Ricardo Barros em visita ao conecta SUS no domingo (27), afirmou que o Conecta SUS é considerado das experiências “mais exitosas do Brasil”. “Nós temos como prioridade número um do ministério a informação. Para fazermos a gestão, precisamos de informação. Então, vim visitar esta experiência, que é considerada das mais exitosas do Brasil e é onde o Ministério da Saúde quer chegar com um Painel de Controle Nacional”, afirmou Ricardo Barros.

Questionado sobre como será a relação dos ministros daqui para frente com o conecta SUS, Osmar Terra diz “Acredito que o Ministro Ricardo (ministro da saúde) vai aperfeiçoar o Data SUS, com esse sistema todo em nível nacional de acompanhamento e eu quero fazer a mesma coisa com o cadastro único. São 70 milhões de pessoas. O cadastro única são todas as famílias que tem menos de meio salário mínimo per capita de renda no Brasil.”

Conecta SUS

Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS monitora todas as informações em Saúde do Estado e, com isso, subsidia técnicos na coordenação de atividades, ações e políticas da SES. Estão, entre outras informações, dados sobre pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força-tarefa “Goiás contra o Aedes”. Salas de notícias e gerenciamento de crises também integram o espaço. 0:28 – 01:35

Todos nós estamos muito contentes porque o nosso Conecta SUS, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás acabou se transformando na grande referência brasileira em termos de tecnologia digital, em termos de monitoramento, não só para a área de saúde. Estamos muito felizes porque é mais um projeto nosso que tem alcance nacional e que certamente colaborará muito nas políticas em nível nacional para erradicação de pobreza, com trabalho na área da infância, redução de mortalidade materna e infantil, redução dos focos de aedes” 

as mais exitosas do Brasil e é onde o Ministério da Saúde quer chegar com um Painel de Controle Nacional”, afirmou Ricardo Barros.


Leia mais sobre: Cidades