O ministro da Educação, Abraham Weintraub será ouvido a partir das 15 horas no Plenário da Casa. Ministro deve explicar os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. Ele foi convocado ontem, o que significa que é obrigado a comparecer.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que propôs a convocação do ministro, disse que os cortes precisam ser explicados, uma vez que o País viveu um ciclo de expansão do sistema educacional público que agora corre risco de ser interrompido.
O debate com o ministro da Educação vai coincidir com manifestações convocadas para está quarta-feira (15), em todo o País contra o congelamento dos recursos.
Apenas o PSL e o Novo foram contrários à convocação. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que a convocação tem o objetivo de adiar a votação de medidas provisórias, especialmente a que trata da estrutura ministerial do governo (MP 870/19), e lembrou que o ministro já tinha confirmado presença na Comissão de Educação nesta quarta-feira, reunião que foi cancelada por conta da convocação.
Leia mais sobre: Câmara / Corte / ministro da educação / Universidades / verbas / Brasil