A ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, chegará à capital de Goiás esta semana para evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, que será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).
O evento acontecerá nesta quinta-feira (27), a partir das 10h, no Palácio da Música, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Além da ministra, foi confirmada a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, de prefeitos goianos e secretários municipais.
Na ocasião será apresentado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), lançado os editais do programa Produtor de Água e do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA) e entregues comendas.
De acordo com a superintendente de Recursos Hídricos da Secima, Jaqueline Vieira, o novo Plano trará informações de como está a situação dos recursos hídricos goianos. “A partir dele nós podemos programas as nossas ações, podemos informar ao Estado e a todos os municípios quais ações serão necessárias para cada região, a fim de que tenham água de qualidade, que não tenhamos que viver uma crise como já estamos vendo em alguns Estados“.
Em relação ao edital, a superintendente afirma que os produtores rurais que cuidarem de mananciais localizados em suas terras irão receber recursos em dinheiro como forma de pagamento.
“Temos uma forma de incentivar e de pagar por aqueles que realmente estão protegendo um bem que é para uso coletivo. Vamos assinar o edital do produtor de água, que é um recurso de R$ 3 milhões, para atender nesse momento essa região, juntamente com a ANA, que também vai dar toda a assistência técnica“, explica.
Leia mais sobre: Cidades