A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, na noite desta segunda-feira (1º), um novo edital para o programa Mais Médicos, com 3.184 vagas e direito a cotas. A informação foi divulgada por meio das redes sociais, após agenda com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em Salvador.
“Anunciamos o novo edital do Mais Médicos, com 3.184 vagas, o primeiro com cotas”, escreveu a ministra, com a afirmativa de que 20% das vagas serão voltadas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. “Cumprimos assim nossa visão de inclusão. Vamos divulgar o edital! Temos muitos médicos aguardando essa oportunidade”, destacou.
Trindade afirmou, ainda, que o novo edital vai permitir a reposição de vagas. “Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil, e retomamos a meta de chegar a 28 mil com o novo edital”, disse.
Na publicação, a ministra frisa que “o Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família, que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia”, onde já existe 80% de cobertura.
Leia mais sobre: Governo Federal / Mais médicos / Brasil