26 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Ministra chora com bronca de guerrilheira

Numa reunião tensa que durou seis horas na Terça, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, chorou duas vezes diante de críticas de familiares das vítimas do Araguaia (TO). Rosário não se segurou ao ouvir da ex-guerrilheira Criméia Almeida que ‘nada presta’ e que está ‘tudo ruim’ na Comissão de Mortos e Desaparecidos, relatam testemunhas. Foi exposto o racha entre as famílias, após a inédita votação verbal sobre os rumos dos trabalhos. Por 12 a 6, vão continuar as buscas por 45 desaparecidos na região durante o regime militar.


Motivo bilionário

Integrantes do grupo Tortura Nunca Mais pregam o fim das buscas, porque sentença da Justiça Federal prevê indenização de R$ 25 milhões para cada familiar – valores de hoje.

Direto do cofre

A sentença de 2006, em 1ª instância, da juíza Solange Salgado determina a continuidade das buscas ou a indenização para cada família em R$ 10 mil/dia (isso mesmo!).

Na pauta

Segundo SDH, reunião debateu ‘Balanço das Atividades’, ‘Pedido de oitiva de militares’. A ministra não se manifestou. Criméia não foi localizada no telefone.

Esplanada no Box

O piloto brasiliense Felipe Nasr é aposta para ser promovido à F1 em 2014. No sábado, Nasr, vice-líder da GP2, se reuniu com o chefão Bernie Eclestone em Budapeste, que lhe teceu elogios. No dia seguinte, Nasr ficou em terceiro e está a seis pontos do líder, Stefano Coletti (Mônaco). O piloto chegou ontem a Brasília com o troféu.

Ex é fogo!

Vice-prefeito de Marcio de Lacerda em BH na primeira gestão do socialista, Robertinho Carvalho (PT) vai abrir uma ONG para fiscalizar as ações da gestão municipal. Lacerda e Carvalho brigaram em 2012, e o petista foi preterido na disputa em 2012.

Grito da arquibancada

Após abrir vaga para ‘Especialista em revezamento de tocha’ – calma, não é para correr, é para planejar a rota – agora o comitê Rio 2016 abre vaga para ‘Especialista em Experiência do Espectador’..

Mistério

Continua mistério o caso de Diaulas Ribeiro na corregedoria do MPDFT, sobre suposto conflito de interesses na atuação como promotor da saúde e ligação com o CRM.

Agora vai

Antes que seja tarde: o governo federal comemora o início da construção dos três pavilhões esportivos do Parque Olímpico da Barra, o maior legado dos Jogos.

Vou bem, obrigado

Afastado da direção do PSB de Minas por Eduardo Campos, por ser muito ligado a Lula, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia dedica-se à fábrica de insulina aberta em Nova Lima. O BNDES é sócio, com 25%. Vende para o mundo inteiro.

Download lento..

Engavetado há meses, o marco civil da internet deve ir a votação semana que vem na Câmara, prevê o relator Alessandro Molon (PT-RJ). Lembra que não existe legislação que impeça as empresas de telefonia de guardarem e até venderem dados dos usuários.

Freio online!

O marco civil propõe o sigilo dos dados dos internautas, e justo por isso sofreu forte lobby dos provedores, portais e telefônicas. ‘Não é admissível que mais de 80 milhões de brasileiros que usem a internet fiquem desprotegidos’, explica Molon.

Briga feia

O deputado André Vargas (PT-PR) entrou em situação delicada. Fez média para os eleitores do Paraná, sua base que pode ganhar um TRF, e o caso desandou. ‘É ação para facilitar o acesso’, justifica. Mas comprou briga com Renan e Joaquim Barbosa.

Sarney

E o senador José Sarney (PMDB-AP) confia tanto nos hospitais do Maranhão, governado por Roseana, que correu mesmo para o Sírio Libanês de SP. Que fique bem.

Osso duro

Amanda Gurgel, que abriu verbo na Assembleia do RN, ganhou fama e se elegeu vereadora, defende fim do Senado e salário de professor equivalente ao de parlamentar.

Ponto Final

Será que os Jogos do Rio terão a modalidade Lançamento de Coquetel Molotov?
_________________________________________
Com Maurício Nogueira, Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini