05 de dezembro de 2025
PERIGO NO COPO

Ministério e SES-GO alertam sobre bebidas com metanol; São Paulo confirma 10 casos e interdita 06 bares

Ministério da Saúde confirma contaminações em São Paulo; Goiás divulga orientações e reforça atuação do Ciatox 24h
Metanol nas bebidas gera graves danos à saúde - Foto: Biodiesl Brasil / reprodução EBC
Metanol nas bebidas gera graves danos à saúde - Foto: Biodiesl Brasil / reprodução EBC

O governo federal manifesta preocupação com os casos de contaminação por metanol se revelarem um surto e os estados iniciam medidas de alerta e prevenção, como ocorre com Goiás, onde a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) divulgou orientações.  Nesta quarta-feira, São Paulo confirmou dez pessoas contaminadas após o consumo de whisky, vodca e gin, e interditou seis bares.

A SES-GO informou ao Diário de Goiás nesta tarde que está acompanhando o cenário e não há notificações no estado até o momento (leia a íntegra da nota ao final).

A secretaria destaca a existência no estado do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás – CIATox, ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e divulga os números de contato, que atendem 24 horas. O CiaTox orienta profissionais da saúde e a população sobre intoxicações em geral.

Na terça, o Ministério da Saúde enviou nota técnica a estados e municípios a respeito do Evento de Saúde Pública (ESP), como é denominado esse tipo de ocorrência. Até a terça, segundo o ministério, tinham sido registrados 22 casos no país: 7 confirmados e 15 em investigação. “Outras 4 notificações foram descartadas. Um óbito foi confirmado e outros 4 estão em investigação. Todos os casos ocorreram no estado de São Paulo”.

Nesta quarta, segundo a revista IstoÉ, as confirmações em São Paulo subiram para dez.

Contaminação por metanol exige ampliar sistema de vigilância

O ministério alerta que é necessário ampliar a sensibilidade do sistema de vigilância e atenção à saúde em todo o território nacional para a detecção precoce e tratamento dos casos. A Nota preparada pelo órgão orienta as ações dos serviços de saúde para uma condução adequada e comunicação dos casos, seguindo o roteiro abaixo:

  • Definição de caso
  • Aspecto clínico
  • Conduta frente ao caso suspeito ou confirmado
  • Vigilância e notificação dos casos

Conforme a orientação do ministério, o caso é considerado suspeito quando o paciente que ingeriu bebida alcoólica, mesmo após 12 horas e 24 horas após o consumo, apresenta a persistência ou piora de sintomas, como embriaguez insistente, desconforto gástrico e alteração visual. Uma das consequências graves da ingestão do metanol é a cegueira.

NOTA SES-GO

“A Secretaria de Estado da Saúde informa que não há, até o momento, notificações de intoxicação por metanol em Goiás. Em casos de suspeita de intoxicação, a primeira orientação é procurar imediatamente atendimento médico e informar sobre a ingestão de bebida e sintomas. A secretaria orienta de forma permanente os trabalhadores da saúde nos casos de intoxicação por meio do Ciatox, além disso, uma nota técnica será enviada pelo Ministério da Saúde para os estados e reforçada pela SES/GO para os municípios.

A secretaria possui um serviço permanente denominado Ciatox ( Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás – CIATox ), criado em 1986, que fornece informações e orientações aos profissionais da saúde e para a população em geral, com orientações sobre intoxicações em geral. A equipe do Ciatox atua em regime de plantão, funcionando 24 horas por dia, de forma ininterrupta, inclusive feriados e finais de semana.

Além disso, os casos e surtos são investigados e monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), criado em 2010, que atua na análise de informações epidemiológicas das doenças que ocorrem no estado.

É possível acionar o Ciatox pelos telefones 0800 646 4350 (estadual) ou 0800 722 6001 (nacional).”

SES/GO


Leia mais sobre: / / / / / Brasil / Cidades / Saúde