O Ministério da Saúde recebeu, na última quinta-feira (19), o segundo lote de antivirais do medicamento usado para o tratamento contra Covid-19. São 50 mil doses do remédio, produzido pela Pfizer, composto pelos comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir.
De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento não previne a doença. O antiviral da Pfizer é o primeiro tratamento contra Covid-19 a ser incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com diagnóstico da doença, que tenham apresentado sintomas leves a moderados, que têm alto risco de desenvolver complicações e não necessitam de oxigênio suplementar.
O medicamento é indicado para pacientes com 18 anos de idade ou mais. Para pacientes com mais de 65 anos, o tratamento com o antiviral deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do uso não depende do status vacinal.
A Saúde reforça que a única forma de evitar a Covid é por meio da vacinação e incentiva a população a tomar as doses de reforço. De acordo com a pasta, as doses do antiviral da Pfizer serão distribuídas conforme a solicitação dos estados e do Distrito Federal.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Ministério da Saúde / pfizer / Brasil