24 de dezembro de 2024
Saúde mundial • atualizado em 15/08/2024 às 10:12

Ministério da Saúde irá instituir comitê de operação de emergência para mpox, afirma Nísia Trindade

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a pasta criará um Comitê de Operação de Emergência para adotar medidas de enfrentamento à doença
Apesar da criação do comitê, segundo a ministra, o momento é de alerta, mas não de alarme. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Apesar da criação do comitê, segundo a ministra, o momento é de alerta, mas não de alarme. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na última quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o cenário de mpox na África constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Em resposta, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a pasta criará um Comitê de Operação de Emergência para adotar medidas de enfrentamento à doença.

Apesar disso, segundo a ministra, o momento é de alerta, mas não de alarme. “Nós vamos instituir um Comitê de Operação de Emergência, envolvendo Ministério da Saúde, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde”, disse a ministra a jornalistas, no Palácio do Planalto, após participar de um evento de anúncio de investimentos na indústria da saúde.

Já estávamos acompanhando, tivemos reunião de especialistas, há duas semanas, desde que começaram os casos, e essa possibilidade [de disseminação da doença], e vamos analisar as questões como vacina.

-Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em coletiva de imprensa em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que surtos de mpox vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e que as infecções têm aumentado ao longo dos últimos anos. Em 2024, os casos já superam o total registrado em 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.

“A OMS vem trabalhando para conter os surtos de mpox na África e alertando que o cenário é algo que deve preocupar a todos nós. Na semana passada, convoquei o comitê de emergência para avaliar a situação na República Democrática do Congo e em outros países na África. Hoje, o comitê se reuniu e informou que, em sua visão, a situação constitui emergência em saúde pública de importância internacional”.

A doença mpox

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.


Leia mais sobre: / / / Mundo / Saúde