05 de dezembro de 2025
Atualização

Ministério da Saúde confirma 29 casos de intoxicação por metanol em bebidas no país

Até o momento, foram cinco mortes confirmadas pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil e mais 12 óbitos estão sendo investigados
Governo investiga casos de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas adulteradas. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde (DF)
Governo investiga casos de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas adulteradas. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde (DF)

Nesta sexta-feira (10), o Ministério da Saúde atualizou a quantidade de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil. Agora, são 29 pessoas intoxicadas por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, em todo o país, cinco a mais do que o número divulgado na última quarta (8).

De acordo com o balanço da Saúde, a maioria dos casos confirmados são de São Paulo (25). Outros três foram registrados no Paraná, e mais um no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde já contabiliza 217 notificações que estão em investigação, um número menor do que no último balanço, quando havia 235 suspeitas.

Desde a última quarta (8), não houve aumento no número de mortes causadas pela ingestão de metanol em bebidas adulteradas no país. Até o momento, foram confirmados cinco óbitos causados pela intoxicação, sendo todos os casos registrados em São Paulo.

No entanto, a Saúde investiga mais 12 óbitos suspeitos. Sendo um do Ceará, um em Minas Gerais, um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, e mais seis em São Paulo.

Em relação às suspeitas de quadros de intoxicação provenientes da ingestão de bebidas adulteradas, neste momento, somente no Estado de São Paulo existem 160 notificações, número que representa 73,73% do total do país todo.

Ainda seguem na lista de suspeitas 31 casos em Pernambuco, quatro no Rio Grande do Sul, quatro no Mato Grosso do Sul, quatro no Piauí, três no Rio de Janeiro, três no Espírito Santo e dois em Goiás. Mais seis casos, sendo um em cada estado: Alagoas, na Bahia, no Ceará, em Minas Gerais, no Rio Grande do Norte e em Rondônia.


Leia mais sobre: / / / Geral