Cidades

Mineradora preocupa população de Niquelândia ao analisar paralisação da operação de níquel

A empresa mineradora Anglo American com operação em Niquelândia, anunciou na última terça-feira (14), uma reestruturação global que inclui a venda de diversos ativos. Entre as reavaliações está a operação de níquel, que poderá ser paralisada temporariamente ou ter a operação vendida no Brasil. Em comunicado interno, a empresa informou que irá reavaliar o negócio de níquel devido a uma crise no cenário de preços e que irá focar nos ativos de cobre, minério de ferro de alto teor e fertilizantes.

Ao Diário de Goiás, Euclides Oliveira, jornalista e empresário em Niquelândia, informou que a população do município está bastante apreensiva. Ele relembra que há 8 anos a cidade presenciou a paralisação das atividades da Votorantim Metais, quando cerca de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos foram extintos, em janeiro de 2016.

“Naquela ocasião, muitos estabelecimentos comerciais fecharam e a cidade perdeu muitos moradores. Tanto isso é verdade que, no Censo de 2022, a população de Niquelândia caiu de 47 mil para 36 mil habitantes. Porém, nesses oito anos, quem permaneceu na cidade conseguiu se reerguer e a saída da Votorantim acabou sendo absorvida ao longo desse período”, explicou Oliveira.

Segundo o empresário, a manifestação da Anglo American pegou todos de surpresa, gerando um sentimento de incerteza aos moradores. “Ninguém esperava que a Anglo American pudesse manifestar a intenção de vender suas operações de níquel tanto aqui em Niquelândia como em Barro Alto. Até mesmo comunicados internos da mineradora a seus colaboradores estão sendo republicados em grupos de WhatsApp aqui em Niquelândia”, detalhou.

Em nota, a Anglo American afirma que até o momento nenhuma decisão foi tomada e que segue normalmente com as operações e rotinas. “Continuamos comprometidos (as) como nossos inegociáveis Valores, especialmente a segurança física e psicológica dos nossos (as) empregados (as) contratadas e comunicadores”.

Recursos não explorados em Niquelândia

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Ronaldo Fernandes da Silva, conta que a atual gestão do município não tem se preocupado em se preparar para eventuais situações como essas, e outras riquezas do município acabam sendo pouco exploradas. “As políticas públicas locais, elas não liberaram forças na direção de trazer e usufruir desses recursos, que é o agronegócio e o turismo. E hoje nós nos pegamos na seguinte situação, vivemos na dependência da mineração e não nos preparamos para o futuro”, afirmou o presidente.

Ronaldo destaca que, após a paralisação da Votorantim Metais, o município evoluiu na direção do agronegócio, mas que o turismo não foi aproveitado. “O potencial é gigantesco. Nós somos o maior município em extensão de terra, somos o município que mais possui a porcentagem de água do lago Serra da Mesa e, além disso, o maior potencial de pescaria está em Niquelândia, mas não recebe o devido incentivo público”, analisou.

Em sua análise, o pelo fato da empresa ter tornado o assunto da crise algo público, isso deixou uma possibilidade muito grande para até mesmo o fechamento das operações. “Informaram que a possibilidade agora é de venda ou de paralisação e que será feito um estudo de viabilidades que talvez ainda leve eles a produzirem, mas esse estudo talvez até já tenha feito, já que o problema se tornou público”, concluiu.

Crise no cenário de preços

A produção de níquel tem se tornado mais barata na Indonésia devido ao domínio das mineradoras chinesas, resultando em uma queda de 40% nos preços do minério em 2023. A Indonésia, com 50% das reservas mundiais de níquel, reduziu custos operacionais e de mão de obra, pressionando outras mineradoras a reavaliar suas operações globais.

Confira nota da multinacional Anglo American enviada ao Portal Excelência Notícias:

“Conforme divulgado nesta terça-feira (14), a Anglo American iniciará um movimento em nível global de reestruturação do seu portfólio, focando principalmente nos ativos de cobre, minério de ferro de alto teor e fertilizantes.

A iniciativa tem o objetivo de reposicionar a empresa frente aos desafios atuais e às perspectivas futuras de geração de valor.

O negócio de Níquel da companhia no Brasil passará por um processo de estudos, para avaliar alternativas para a operação.

Até o momento, nenhuma decisão foi tomada e a empresa segue normalmente com sua rotina, sempre comprometida com seus inegociáveis Valores”

Belo Horizonte/MG, 15 de maio de 2024

Assessoria de Imprensa da Anglo American no Brasil

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024