A semifinal desta terça-feira não será o primeiro duelo entre Brasil e Argentina no Mineirão. Pelo contrário: o Gigante da Pampulha é um dos estádios que mais recebeu o clássico Antes da bola rolar, às 21h30, vale relembrar alguns dos bons momentos que a Seleção já viveu jogando contra a Albiceleste no maior estádio de Belo Horizonte.
O primeiro confronto foi um jogo amistoso em 1968. Com uma base formada majoritariamente por atletas que atuavam em Minas Gerais, o Brasil derrotou a Argentina por 3 a 2. O triunfo teve a cara do Cruzeiro: os gols brasileiros foram marcados por Evaldo, Rodrigues e pelo craque Dirceu Lopes, todos jogadores da Raposa.
Sete anos depois, as duas equipes voltaram a se enfrentar. Desta vez, no entanto, por um jogo oficial. A Copa América de 1975 ainda era disputada no formato com partidas de ida e volta. Mais uma vez com uma convocação baseada no futebol mineiro, a Seleção voltou a derrotar a Argentina no Mineirão. Os hermanos já mostravam a qualidade do time que seria campeão do mundo em 78, mas a vitória mais uma vez ficou com o Brasil. Os dois gols de Nelinho foram suficientes para que a Seleção derrotasse a Argentina por 2 a 1.
Após a partida pela Copa América, o Mineirão passou 29 anos sem receber o maior clássico do futebol mundial. Essa espera acabou em 2004, quando Brasil e Argentina se enfrentaram pelas Eliminatórias. Na ocasião, a Seleção não tinha mais uma equipe formada por jogadores “mineiros”. Mas foi justamente uma revelação do Cruzeiro que brilhou. Ronaldo já era o Fenômeno no dia em que marcou três gols. A curiosidade? Os três foram de pênaltis sofridos por ele mesmo. Uma das penalidades até precisou ser cobrada duas vezes, mas Ronaldo não titubeou e acertou as quatro cobranças. O gol argentino foi marcado por Juan Pablo Sorín, que também teve passagens pelo Cruzeiro.
Desde então, o Brasil disputou mais dois duelos pelas Eliminatórias no Mineirão. Em 2008, a Seleção não saiu do zero contra a Argentina, apesar do esforço de Adriano, Robinho e Júlio Baptista. Remanescente no atual elenco brasileiro, Daniel Alves entrou durante o segundo tempo daquela partida. Já em 2016, a história foi diferente. A Seleção não tomou conhecimento da Argentina e venceu por 3 a 0, em uma das melhores atuações do time sob o comando do técnico Tite. Os gols da partida foram marcados por Philippe Coutinho, Paulinho e Neymar, em um dia de muita festa para a torcida brasileira.
E nesta terça, qual será o placar? Não é possível prever o futuro. Mas o Mineirão traz bons ares para a disputa de um Brasil x Argentina, com certeza.
Retrospecto entre Brasil e Argentina no Mineirão
Amistoso – 1968
Brasil 3 x 2 Argentina
Copa América – 1975
Brasil 2 x 1 Argentina
Eliminatórias – 2004
Brasil 3 x 1 Argentina
Eliminatórias – 2008
Brasil 0 x 0 Argentina
Eliminatórias – 2016
Brasil 3 x 0 Argentina
Leia mais sobre: Argentina / Copa América / Seleção Brasileira / Esportes