“O Brasil é dos brasileiros!” A frase ecoou neste domingo (21), na Praça Universitária, em Goiânia, durante uma manifestação contra a chamada PEC da Blindagem e a proposta de anistia a condenados por tentativa de golpe. O evento, transmitido ao vivo pelo editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, reuniu milhares de pessoas, entre eles, jovens, militantes históricos da esquerda e simpatizantes do movimento. (Confira a transmissão na íntegra ao final).
Segundo Altair, “até o passado, muitas pessoas não se viam em uma manifestação do setor da esquerda com tanta participação. Hoje, a esquerda voltou às ruas”. O protesto contou com carros de som, baterias de escolas de samba e apresentações culturais, reforçando o caráter pacífico e cívico do ato.
De certa forma, vimos a esquerda voltar às ruas, depois de muito tempo, e isso dá um recado para o Brasil inteiro. É um marco, não só aqui, mas pelo país afora.
A vereadora Kátia Maria (PT), presente à manifestação, disse ao microfone, abraçada a uma bandeira do Brasil: “Vamos dar o nosso recado de Goiânia! Sem anistia! Sem anistia! Sem anistia!”. Ela afirmou que a PEC da Blindagem é uma tentativa de proteger políticos de processos criminais: “Quem defende a anistia está contra a democracia”.
Entendendo a PEC da Blindagem
A PEC da Blindagem, aprovada nesta semana na Câmara dos Deputados, altera regras do processo penal para parlamentares. A proposta dificulta a abertura de processos criminais contra congressistas e prevê mecanismos que podem anistiar condenados por crimes graves, incluindo tentativa de golpe. Entre os nomes citados pelas manifestações está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), designado como relator da matéria no Senado, posicionou-se contra a proposta. “O relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”, declarou.
Protestos pelo Brasil
As manifestações deste domingo não se restringiram a Goiânia. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, milhares de pessoas também ocuparam ruas, praças e avenidas, com faixas, cartazes e apresentações culturais.
No Rio, sob calor de 36°C, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e Paulinho da Viola se apresentaram para a multidão. Em São Paulo, manifestantes estenderam uma enorme bandeira do Brasil.
Pelas demais capitais, atos ocorreram de manhã e à tarde em Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Teresina, Campo Grande e Fortaleza. Em João Pessoa, manifestantes gritaram “Fora, Hugo Motta”, referindo-se ao presidente da Câmara, do Republicanos. Em São Luís, participantes carregaram cartazes com fotos de deputados maranhenses que votaram a favor da PEC. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) destacou: “Se o Brasil inteiro não tivesse se mobilizado, talvez a PEC prosperasse. Aqueles que cometem crime têm que estar sujeitos aos rigores da lei brasileira. Não existe casta superior no Brasil”.
Em Brasília, o ato reuniu manifestantes em frente ao Museu da República. Estiveram presentes o ex-ministro José Dirceu (PT), a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e o deputado distrital Fábio Félix (PSOL-DF). Félix afirmou em carro de som: “Essa PEC é para blindar o Congresso Nacional. A PEC da Bandidagem é uma vergonha nacional”.
Confira a transmissão na íntegra:
Leia mais sobre: Esquerda / Jair Bolsonaro / PEC da Blindagem / Cidades / Notícias do Estado / Política

