Pouco antes da confirmação da vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial americana, o ex-presidente mexicano Vicente Fox afirmou que o pais “não vai pagar por aquela porra de muro”.
Uma das principais bandeiras da campanha do empresário americano foi a construção de um muro na fronteira entre os dois países para conter o fluxo de imigrantes -empreitada que seria paga pelo vizinho mexicano. Não é a primeira vez que o ex-presidente se refere à proposta dessa mesma maneira (“fucking wall”).
Fox ainda se disse “chocado”. “Uma presidência Trump será complicada, especialmente para o México. Ele tem se mostrado um ignorante em questões macroeconômicas e na diferença entre ser um empresario mediano e comandar uma nação”, afirmou.
A fala aconteceu durante um seminário em Dubai (Emirados Árabes Unidos) sobre parcerias entre países do Golfo Pérsico e da América Latina. Fox, que presidiu o México entre 2000 e 2006, foi aplaudido pela plateia formada por investidores e empresários.
A possível vitória de Trump era tratada como um “elefante na sala” no evento. Com um discurso protecionista e hostil a acordos já firmados, a administração republicana vem sendo encarada como um retrocesso na integração comercial internacional.
(FOLHA PRESS)
Leia mais
Trump atropela previsões e é o 45º presidente dos EUA
Leia mais sobre: Mundo