Os corredores BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, em Goiânia, registram avanços na fluidez do transporte coletivo graças à metronização dos semáforos, segundo a Prefeitura de Goiânia. Os dados divulgados frisam que, nos trechos em operação, os ônibus conseguem atravessar 90% dos cruzamentos com sinal verde, elevando a velocidade média em mais de 30%, com picos de até 25 km/h.
O BRT Leste-Oeste tem 3,1 km, nove cruzamentos semaforizados e quatro estações, enquanto o trecho Norte-Sul abrange 3,7 km, 12 cruzamentos e oito estações. A fluidez é possível por meio de sensores instalados nas vias que identificam a aproximação dos veículos e enviam dados a uma central que mantém os semáforos abertos, contribuindo para a redução do tempo de viagem, afirma o prefeito Sandro Mabel (UB).
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que todos os pontos onde a metronização foi instalada são monitorados, acompanhados e controlados por inteligência artificial. “Temos tags instaladas dentro do ônibus e que conversam com um parque semafórico totalmente modernizado, com inteligência artificial. E esse parque envolve tanto a questão do semáforo, como os controladores, toda essa estrutura semafórica também. Ela foi substituída, modernizada, para que permita que, a partir do momento que o ônibus comece a transitar nesse corredor, ele tenha essa conectividade”, explica.
Além dos investimentos realizados em infraestrutura, segundo Tarcísio, há o benefício direto ao usuário, que passa menos tempo dentro do transporte coletivo e ganha em qualidade de vida. “O que nós estamos entregando é exatamente três pontos: tivemos toda uma reforma de todas as estações e dos terminais. Estamos com uma frota nova, uma frota Euro 6 e ônibus elétricos que estão circulando hoje dentro da cidade e esse tempo de espera porque, com a redução da viagem, desse tempo de deslocamento, você tem um tempo de espera menor, então isso gera mais produtividade para o sistema”, afirma.
O projeto prevê R$ 2,1 bilhões em investimentos privados ao longo de quatro anos, incluindo a instalação de 36 corredores com faixas exclusivas para ônibus e bicicletas, modernização tecnológica, integração com sistemas de bicicletas compartilhadas e estímulo à mobilidade ativa.
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