Lionel Messi estabeleceu nesta terça-feira mais um recorde em sua trajetória em Copas do Mundo. Ao entrar em campo contra a Croácia, na semifinal, se tornou o jogador com maior número de jogos na história da competição, com 25 partidas, igualando a marca do alemão Lothar Matthäus.
Ainda no Qatar, caso participe do jogo final de sua seleção no torneio, o argentino vai superar Matthäus e se isolar na dianteira desta relação.
Também nesta terça, Messi superou o mexicano Rafa Márquez em outra lista, agora como o capitão que mais jogou por uma seleção em Copas, com 19 partidas.
De quebra, em outra façanha estabelecida no Qatar, Messi é um dos únicos seis atletas que jogaram em cinco edições da Copa do Mundo FIFA, junto de Antonio Carbajal (México), Lothar Matthäus (Alemanha), Rafa Márquez (México), Andrés Guardado (México) e Cristiano Ronaldo (Portugal).
Outras marcas
O italiano Paolo Maldini é o atleta que mais jogou minutos de Copa do Mundo, são 2.217. Messi, por sua vez, esteve presente em 2.204 minutos e tem tudo para bater o recorde na decisão de domingo.
Messi é o único jogador a fazer assistências para gols em cinco Copas do Mundo. Os que mais se aproximam desse número são Pelé, Grzegorz Lato, Diego Maradona e David Beckham, que contabilizaram assistências em três edições do Mundial.
Pelé é quem detém o recorde do maior número de assistências na fase de mata-mata, com seis. Messi tem cinco.
Nesta terça-feira, Messi também deixou Gabriel Batistuta para trás entre os artilheiros da Argentina em Mundiais, com 11 gols, contra 10 do antigo centroavante. Eles são seguidos por Diego Maradona e Guillermo Stabile, ambos com oito; Mario Kempes, com seis; e Gonzalo Higuaín, com cinco.
(Conteúdo – Fifa)
Leia mais sobre: Copa do Mundo 2022 / Messi / Esportes