O vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR), informou nesta terça-feira (10) que os cinco integrantes do colegiado pediram ao presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que renuncie o cargo ou peça afastamento do mandado e da função.
“É uma decisão exclusiva. Ele escutou atentamente e prometeu resposta o mais rápido possível”, afirmou. Ainda segundo o deputado, Maranhão deverá se posicionar ainda nesta terça-feira.
Caso Maranhão renuncie, serão convocadas novas eleições para o cargo de presidente da Câmara em até cinco sessões. Caso peça afastamento, o presidente ficará longe por 120 dias, de acordo com o regimento da Câmara. Com isso, Giacobo assumiria a presidência.
“Acho que tenho apoio da Mesa Diretora até porque a proposta foi por unanimidade entre os titulares”. Para o vice-presidente, Waldir Maranhão teve uma “decisão equivocada e inválida” referente à anulação da sessão da Câmara que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e “continuou falhando”, quando anulou o próprio ato.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Ministro da Justiça suspeita da forma como Maranhão revogou decisão sobre impeachment
- Bancada do PP quer afastar Waldir Maranhão do partido e da presidência da Câmara
- Waldir Maranhão revoga decisão que anularia sessão do impeachment na Câmara
Leia mais sobre: Brasil