A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Goiânia sofrerá apenas três alterações no biênio 2023-24. Duas das alterações referem-se aos novos cargos criados. As mudanças foram definidas em eleição antecipada realizada nesta quinta-feira (30). O pleito teve chapa única.
Dos 35 parlamentares, 34 votaram no grupo comandado pelo presidente Romário Policarpo. Ele vai presidir a Câmara pelo terceiro biênio consecutivo.
Uma mudança no regimento interno, aprovada na semana passada, permitiu a antecipação da eleição. Em tese, o pleito seria realizado somente em dezembro do ano que vem. Porém, por quase unanimidade, os vereadores votaram na mesa diretora para o biênio 2023-24 nesta quinta.
Nas recém-criadas quarta vice-presidência e corregedoria, a vereadora Leia Klébia e Joãozinho Guimarães, respectivamente foram eleitos. A mesa diretora também terá Leandro Sena no lugar de Anderson Salles na quarta secretaria. Veja a sessão que culminou na reeleição da chapa.
O vereador Lucas Kitão foi o único a não votar na chapa. Ele estava ausente na sessão. Kitão também foi o único parlamentar contrário à emenda no regimento interno que permitiu a antecipação da eleição para a mesa.
O parlamentar chegou a subscrever uma ação popular que visava barrar a antecipação da eleição. O pedido, contudo, não foi atendido pela Justiça. Especialistas já alertavam que haveria dificuldade.