A previsão para o mercado imobiliário em 2023 é positiva e promissora. Projeções mostram que o crescimento no setor deve permanecer, com bom retorno para investimentos. O fortalecimento de programas de incentivo à moradia do Governo Federal e obras de infraestrutura prometem aumentar a demanda por compra de imóveis, mantendo a procura elevada.
De acordo com especialistas, presentes no encontro URBS Hub, em Goiânia, há expectativas de que a taxa básica de juros volte a cair ano que vem, assim como a retomada de programas de moradia, como o Minha Casa, Minha Vida. A definição política após o período eleitoral tende a consolidar as previsões, como pontua o sócio e diretor do Grupo URBS, Ricardo Teixeira.
“No mês de outubro, por exemplo, já após o período eleitoral, registramos índice de 5,8% na intenção de compras, o que demonstra uma continuidade do que vimos nos últimos meses. Mas para 2023, também são esperados o retorno de programas como o Minha Casa, Minha Vida, obras de infraestrutura, além de toda a cadeia produtiva, com projetos de baixo e médio padrão, que consequentemente movimentam toda a construção civil. A expectativa é que 2023 seja um bom ano para o mercado imobiliário”.
Projeções Favoráveis
Conforme os dados apresentados no evento promovido pelo Grupo URBS, de acordo com o instituto de pesquisas Brain Inteligência Estratégica, a intenção de compra de imóveis, mesmo após o período eleitoral, finalizado em outubro, mantém a média registrada nos meses anteriores. Os números apontam que dos interessados na compra de imóveis, 18% querem investir, e 86% tem interesse de uso próprio.
Para o consultor comercial da Brain no Centro-Oeste, Anderson Gonçalves, os imóveis se tornam um bom produto de investimento devido a baixa volatilidade econômica, diferente de outros segmentos mais arriscados, principalmente em épocas de instabilidade. Segundo ele, 2023 promete ser promissor para o setor.
Anderson ressalta que o mercado imobiliário se tornou um empreendimento com crescente valorização, tanto pela oportunidade de compra ou pela realidade econômica atual. O consultor espera que o período atual favoreça novas vendas. “Passamos pelo período das eleições, mas agora o trabalho é o de reverter as intenções de compra, estimular o mercado em todas as suas faixas de renda e possibilidades. Temos um leque de oportunidades, principalmente, com a ajuda da internet”, acrescenta.
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