O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou as prisões decretadas pelo presidente do STF, Joaquin Barbosa, contra os réus do mensalão e deixou o assunto em aberto: “Vamos aguardar para ver o que vai acontecer. Estou dizendo há muito tempo que vou esperar o julgamento total porque tenho muita coisa a comentar e eu gostaria de falar sobre o assunto.”
Apesar de ressaltar que não faz julgamento sobre as decisões da Suprema Corte, o petista se posicionou quanto a aplicação da pena e disse esperar que os réus possam ir para o regime semiaberto. “Estou aguardando o cumprimento da lei.”
Na tarde de ontem, seis dos condenados foram transferidos para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) por se enquadrarem no regime semiaberto. Dentre eles, o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado do PTB de MG Romeu Queiroz.
Para efetivarem o direito do semiaberto os réus terão ainda que comprovarem emprego fixo e terem seus processos analisados pelo juiz da Vara de Execuções Penais. A prisão decretada na última sexta-feira, 15, foi considerada uma medida cautelar.
Leia mais sobre: Política